Programas tv

Fronteiras XXI

Em Português É Que Nos Entendemos

Géneros

  • Debates

Informação Adicional

Em Português É Que Nos Entendemos

Episódio 5 de 10 Duração: 95 min

Para Fernando Pessoa a língua portuguesa era a "Pátria", para Mia Couto "a língua da moçambicanidade" e um "instrumento de contacto com o mundo" para o escritor cabo-verdiano Germano Almeida.
Do Brasil, a África, passando pela Índia, Timor-Leste ou Macau serão mais de 260 milhões aqueles que falam português apontam os dados oficiais. O idioma é língua oficial de nove países e deixou vestígios em mais de uma centena de línguas e dialetos, dizem os especialistas.
Ainda divididos pela ortografia, segundo as previsões, o número de falantes do português continuará a crescer, acompanhando a explosão demográfica no hemisfério Sul: atingirá os 395 milhões em 2050, revelam as estimativas das Nações Unidas.
Se é em português que nos entendemos, que estratégia existe para a língua e a sua afirmação no futuro? Que património cultural arrasta? Que poder tem e quanto vale hoje falar português?
Para responder a estas e outras questões estarão no programa o escritor cabo-verdiano e Prémio Camões 2018 Germano Almeida, o músico e compositor brasileiro Ivan Lins e o poeta e cronista português Pedro Mexia.
Com moderação do jornalista da RTP Carlos Daniel, o programa contará também com um vídeo original do ator, humorista e escritor brasileiro, Gregório Duvivier, um dos criadores da série Portas dos Fundos, e com o fadista Ricardo Ribeiro a atuar em direto.

Ficha Técnica

Título Original
Fronteiras XXI 2018
Produção
Centro de Produção de Lisboa
Ano
2018
Duração
95 minutos
Série
II