Um filme de animação, co-realizado por Benjamin Renner, Stéphane Aubier e Vincent Patar, inspirado nas delicadas personagens criadas pela ilustradora belga Gabrielle Vincent
No mundo dos ursos é mal visto fazer-se amizade com um rato. Mas Ernest é um urso diferente, que acolhe Celestine, uma ratinha órfã que se sente sozinha no mundo dos roedores. Os dois vão criar uma amizade improvável e confrontar a ordem estabelecida.
Celestine é uma ratinha órfã que sempre se sentiu incompreendida no mundo subterrâneo dos ratos. No orfanato onde foi criada, habituou-se a ouvir terríveis histórias sobre a crueldade dos ursos, que vivem no mundo superior e se regozijam com ratos ao pequeno-almoço.
Certo dia, a ratinha decide deixar as profundezas e explorar o perigoso mundo lá de cima. É então que conhece Ernest, um urso bonacheirão que, ao contrário do que seria de esperar, adora música e fazer rir todos à sua volta.
Porém, no universo dos ursídeos, não é nada normal ser-se amigo de ratos e essa relação vai colocá-los em situações complicadas que só uma amizade verdadeira será capaz de ultrapassar...
Festivais e Prémios
2013
- Óscares: Nomeação para Melhor Filme de Animação
- Amsterdam Cinekid Festival: Melhor Filme de Animação
- Prémios Annie: 6 nomeações, incluindo Melhor Filme
- Associação de Críticos de Los Angeles: Melhor Filme de Animação
- Satellite Awards: Nomeação para Melhor Filme de Animação
- Galway Film Fleadh: Prémio do Público Melhor Filme Internacional
- Magritte Awards: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Som
- Dubai International Film Festival: Escolha do Público
- Seattle International Film Festival
2012
- Festival de Cannes: Menção especial (Quinzena dos Realizadores)
- Prémios César: Melhor Filme de Animação