Programas tv

O Arquiteto de Lisboa

O Arquiteto de Lisboa

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário da autoria de Joaquim Vieira sobre um dos pioneiros do modernismo arquitetónico, Pardal Monteiro, que transformou a face de Lisboa nas décadas centrais do século XX

O arquiteto Porfírio Pardal Monteiro transformou a face de Lisboa nas décadas centrais do século XX com projetos tão emblemáticos como a Gare Ferroviária do Cais do Sodré, o Instituto Superior Técnico, o Instituto Nacional de Estatística, o Seminário dos Olivais, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, o edifício do Diário de Notícias, as Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Cidade Universitária (Reitoria e Faculdades de Direito e de Letras), os Hotéis Tivoli, Mundial e Ritz, ou a Biblioteca Nacional.

Discípulo de Miguel Ventura Terra, outro importante arquiteto com influência na imagem urbana da capital, Pardal Monteiro foi um dos pioneiros do modernismo arquitetónico em Portugal. Foi amigo e colaborador de Duarte Pacheco, com quem partilhava os ideais republicanos. Ministro das Obras Públicas e presidente da Câmara Municipal de Lisboa nos primeiros anos do regime do Estado Novo, Duarte Pacheco foi o principal teorizador e autor do grande plano de requalificação da capital.
Pardal Monteiro manteve uma relação complexa com o salazarismo, simultaneamente de colaboração e de conflito. Cineasta amador, Pardal Monteiro deixou um valioso testemunho visual da sua época, da atividade profissional e da vida familiar.
Partindo do manuscrito inédito que escreveu nos últimos anos de vida, um documento fundamental para a compreensão da sua personalidade criativa e opções estéticas, de testemunhos da filha e de especialistas, o documentário de Joaquim Vieira analisa e destaca os aspetos mais marcantes do legado criativo de Pardal Monteiro.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
O Arquiteto de Lisboa
Realização
Joaquim Vieira
Produção
Nanook
Autoria
Joaquim Vieira
Ano
2016
Duração
65 minutos