Programas tv

Kintal di Belinha

Boy G-Mendes

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

Boy G-Mendes

Episódio 10 de 13 Duração: 60 min

Boy G-Mendes é o convidado deste episódio do Kintal di Belinha.
Gerard "Boy" Mendes nasceu em 1952, em Dakar e é um músico senegalês de ascendência cabo-verdiana. Nasceu numa família de músicos e cresceu numa casa cheia de sons de morna e coladeira e, assim, o seu interesse por esta arte foi crescendo pouco a pouco.
Aos 9 anos já participava em festivais escolares em Dakar, a cantar. Foi lá que pegou, pela primeira vez, na viola e começou a aprender novos instrumentos com a ajuda de dois professores.
No início da sua carreira, fruto de ter sido exposto à música da sua terra natal e à música de Mali, Guiné e outros países da África Ocidental, o seu registo inicial incluía o rock, os blues e a música cubana, todos eles géneros populares no Senegal, naquela época.
Estudava para ser enfermeiro, mas com 16 anos, saiu de Dakar e foi viver em França. Foi lá que sentiu um maior apelo pela música. Naquele período, ouvia bastante Beatles, The Stones e outros grupos.
Em França, juntou-se ao seu irmão Jean-Claude, Manú Lima e Luís Silva para formar o "Cabo Verde Show", uma das bandas cabo-verdianas mais populares de todos os tempos. Com eles, fez vários álbuns incluindo "Di oro" em 1995 e "Noite de morabeza" em 1999. Os seus álbuns foram lançados pela gravadora Lusafrica.
A primeira vez que atuou em Cabo Verde foi no ano de 1994, já com uma vasta formação musical.
Gerar Mendes viajou muito, o que se reflete na sua produção musical, numa eterna mistura de ritmos africanos.

Ficha Técnica

Título Original
Kintal di Belinha
Produção
Agência Cabo-verdiana de Imagens
Ano
2018
Duração
60 minutos
Série
2