Programas tv

Kintal di Belinha

Alberto Koenig

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

Alberto Koenig

Episódio 3 de 13 Duração: 60 min

Alberto Koenig é o convidado deste episódio do Kintal di Belinha.
Alberto Koenig, nasceu em Havana, Cuba, a 22 de Junho de 1988. Filho de Mário Lúcio e sobrinho de Princezito, e proveniente de uma família cabo-verdiana, cedo começou a interessar-se pela música.
Desde pequeno que está habituado a ouvir música de qualidade, mas foi quando ouviu Djavan que ganhou uma paixão enorme pela composição. Os ritmos africanos como o Soul Music, Jazz, Funk, Club, MPB, Reggae, apaixonam-no.
O seu percurso musical começou como percussionista do grupo "Raiz di Polon". Dos 11 aos 13 anos foi percussionista do "Mea Culpa" grupo formado por filhos dos integrantes do "Simentera" e "Batukal".
Actuou pela primeira vez no espaço do Quintal da Música, na Cidade da Praia. No entanto, foi com o grupo "TC" que Alberto Koenig ganhou o impulso musical. A partir daí, dedicou-se à guitarra, ao canto e à composição. Continuou neste grupo musical até os seus 16 anos junto com os artistas Djodje e Willy.
Mais tarde, Alberto fundou uma banda chamada "BPM" com alguns elementos do "DAW" e "Batukal", onde incorporou o papel de vocalista. Quando o grupo terminou, Alberto seguiu a sua carreira a solo.
Subiu a um grande palco, pela primeira vez, no Brasil, em 2006 e por lá viveu várias experiências musicais com músicos e artistas brasileiros. Suspendeu os seus estudos de arquitetura e formou uma banda, compondo, gravando e atuando pelo Brasil e por Cabo Verde.
De volta a casa em meados de 2010, foi um dos vencedores do Festival Vis-a-Vis, o que lhe proporcionou uma viagem a Espanha para vários concertos. Nos anos seguintes, é convidado a abrir shows de grandes artistas como a Sara Tavares e a Alcione e colabora com artistas como o Hélio Batalha, Kady Araújo e Rapaz100Juiz.
Neste momento, está em processo de gravação e finalização do primeiro CD intitulado "Natural", como ele próprio se descreve. Todos os temas que integram o seu trabalho são da sua autoria. Alberto, ao "Natural", presenteia-nos com um retrato daquilo que vê, toca e sente de uma forma intensa e com uma musicalidade única.

Ficha Técnica

Título Original
Kintal di Belinha
Produção
Agência Cabo-verdiana de Imagens
Ano
2018
Duração
60 minutos
Série
2