Programas tv

Kintal di Belinha

Djila Lobo

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

Djila Lobo

Episódio 5 de 13 Duração: 60 min

Djila Lobo é o convidado deste episódio do Kintal di Belinha.
Virgílio Daniel Silva, de nome artístico "Djila" nasceu em Pedra de Lume, na Ilha do Sal e foi lá que começou a dar os seus primeiros passos no mundo da música. Irmão de Ildo Lobo herdou dele o ritmo e o timbre da voz, que cativam gerações.
Apresentou-se, pela primeira vez em público, aos 10 anos. Participou no concurso "Todo Mundo Canta" e aos 20 anos, depois de terminar os estudos, passou a fazer parte de um grupo que tocava nos bailes populares da ilha do Sal. Foi assim que começou a ganhar a vida nesta indústria.
Em finais dos anos 80, Djila, como é conhecido, começou a cantar a solo em vários hotéis na Ilha do Sal. Um pouco mais tarde, viria a cantar noutras ilhas e mesmo fora de Cabo Verde.
Embora fosse professor, deixou a carreira para se dedicar somente à música, no ano 2000. Entre 2009 e 2010, Djila, que era então uma figura frequente nas noites da cidade do Mindelo, na ilha de S. Vicente, teve a oportunidade de fazer o seu primeiro disco. Espantados com a sua voz, os gerentes do bar onde cantava, entraram em contacto com o produtor Júlio do Rosário, que veio assistir o jovem cantor.
Em 2017, surgiu o primeiro CD com o título "Tubarão Solitário". Marcado pelos tempos de serenatas e tocatinas, Djila apostou na música tradicional cabo-verdiana: Morna, Coladeira, Mazurca e Samba.
O seu primeiro álbum tem 12 músicas e reúne composições de Constantino Cardoso, Teófilo Chantre, Tibau, Taninho Évora e Manuel d´Novas.
Na produção, para além de Bau, participaram músicos como Erickson, Tei Santos e Calú Matos. O álbum traz ainda uma composição do próprio Djila, denominada "Tubarão solitário", uma homenagem ao irmão Ildo Lobo.

Ficha Técnica

Título Original
Kintal di Belinha
Produção
Agência Cabo-verdiana de Imagens
Ano
2018
Duração
60 minutos
Série
2