Programas tv

Kintal di Belinha

Ceuzany Pires

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

Ceuzany Pires

Episódio 7 de 13 Duração: 60 min

Ceuzany Pires é a convidada deste episódio do Kintal di Belinha.
Nasceu no Senegal, mas o pai é da ilha do Fogo e a mãe da ilha de São Vicente. A partir dos dois anos de idade Ceuzany Pires foi viver para a terra natal de sua mãe, Mindelo.
Dez anos mais tarde começava o seu percurso artístico quando participa no festival dos pequenos cantores organizado pela fundação infância feliz em 2002. Vence a etapa em São Vicente e na final, na Praia, fica em segundo lugar.
Ceuzany nunca mais ficou longe dos palcos. Cantava regularmente em hotéis e outros espaços musicais da ilha do Monte Cara, principalmente com o grupo Eclipse, da Ponta do Sol (Santo Antão), com quem teve oportunidade de fazer uma digressão à França e à Holanda.
Em 2007, a doce voz mindelense, cantava num hotel em Santo Antão quando Arlindo Évora, quando o compositor e vocalista do Cordas do Sol, um dos grupos mais emblemáticos de Santo Antão, agraciado com a sua performance, convidou-a a integrar o grupo, que já procurava há algum tempo uma voz feminina. Um ano mais tarde, Ceuzany consagra-se a grande vencedora numa gala dos pequenos cantores na ilha do Fogo que reúne os vencedores das edições anteriores. Anos mais tarde Ceuzany Pires, tenta uma carreira a solo. Em 2013 lança ou seu primeiro álbum "Nha Vida" com músicas tradicionais crioulas.
O sucesso fez-lhe merecer inúmeras nomeações nos Cabo Verde Music Awards e vencer melhor música tradicional e melhor intérprete feminino em 2017. Em 2018 decide voltar a brilhar nas "cordas do sol", voltando para o grupo.

Ficha Técnica

Título Original
Kintal di Belinha
Produção
Agência Cabo-verdiana de Imagens
Ano
2018
Duração
60 minutos
Série
2