Programas tv

Nunca É Tarde Demais

Nunca É Tarde Demais

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A história de Alberto Manzi, um professor com um método único, divertido, apaixonado e um pouco revolucionário, que ensinou milhões de italianos a ler e escrever

Alberto Manzi (1924-1997), professor e pedagogo, começou a ensinar na prisão juvenil de Gabelli, em Roma, em 1946. Em 1954, deixou a direção do Instituto de Pedagogia da Faculdade de Magistério em Roma para se tornar professor primário e realizar "em campo" pesquisas em psicologia educacional. Autor do romance ?Orzowei? e de inúmeras publicações para adultos e crianças, tornou-se famoso nos anos sessenta do século XX com o programa de televisão "Non è Mai Troppo Tardi", concebido pela televisão pública italiana para combater o analfabetismo na Itália. Em 1993, integrou a Comissão para a lei-quadro em defesa dos menores e em 1994 foi eleito presidente da câmara de Pitigliano (Grosseto). Morreu em Pitigliano, a 4 de dezembro de 1997.

Documentário em duas partes que conta a extraordinária aventura de Alberto Manzi, professor e pedagogo que na Itália dos anos 60 ensinou milhões de italianos a ler e escrever. Depois de uma primeira experiência a ensinar crianças na prisão juvenil de Roma, onde os seus métodos pouco habituais conseguiram vitórias, passou para o ensino público mas a sua abordagem pouco ortodoxa nem sempre foi apreciada. É então que aceita o desafio da televisão pública italiana. Durante oito anos, de 1960 a 1968, o professor Alberto Manzi apresenta "Non è Mai Troppo Tardi", o programa educativo mais famoso e um verdadeiro curso de alfabetização para adultos. Seguido em todo o país, o programa permitiu que um milhão e meio de italianos aprendessem a ler e escrever.
Na sua derradeira entrevista, Manzi recorda esses tempos e outros episódios da sua vida, como a primeira experiência na prisão juvenil em Roma e os vinte anos na América do Sul onde ensinou leitura e escrita a grupos de índios.

Ficha Técnica

Título Original
Non è Mai Troppo Tardi
Intérpretes
Claudio Santamaria
Realização
Giacomo Campiotti
Produção
RAI Fiction
Ano
2014