Programas tv

Joan Miró - O Fogo Interior

Joan Miró - O Fogo Interior

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário de Albert Solé sobre as facetas menos conhecidas do pintor espanhol, figura icónica do mundo da Arte

Trinta anos após a sua morte, Joan Miró (1893-1983) tornou-se uma figura icónica do mundo da Arte. Quanto mais o tempo passa, mais a sua arte se torna universal, transcendendo fronteiras e géneros. As suas obras vivem para além dos museus, nos muros de prestigiadas instituições, e a sua influência estende-se ao design, à arquitetura, e é visível nos locais mais inesperados.

Graças ao testemunho de Joan Punyet Miró, neto e administrador das fundações Miró, de arquivos inéditos, do acesso privilegiado ao seu estúdio e ao seu trabalho, vamos descobrir as facetas menos conhecidas do pintor, que "de dia podia ser um tesouro e de noite podia ser um monstro". O Miró provocador mas também o Miró sensível ao sofrimento dos compatriotas. O legado de um grande artista, que hoje em dia recai sobre os ombros de um único descendente, e o destino trágico da maioria dos membros da sua família.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Inside Joan Miró
Realização
Albert Solé
Produção
Compagnie des Phares et Balises, Minimal Films, ARTE France, Rmn-Grand Palais, AVROTROS, Televisió de Catalunya, Ens Públic de Radiotelevisió de les Illes Balears
Autoria
Argumento: Albert Solé, Anne Labro, Jessica Menéndez
Música
Samuel Hirsch
Ano
2018
Duração
52 minutos