Programas tv

Existe Porque Sim

Imagem de Existe Porque Sim

Géneros

  • Artes e Cultura - Teatro

Informação Adicional

Peça teatral realizada por Carlos Sá Pereira, produção de Céu Pinto, guião de Madalena Rebelo e interpretação de Carla Galvão, Rui Rebelo e Rini Luyks

Chegámos até aqui, chegamos sempre a um lugar porque estamos sempre num aqui e num agora que revela a nossa situação no mundo e a nossa relação com os outros.
Vivemos num sistema composto de rotinas, governos, culturas, educação, linguagens e línguas.
Uns são fascinados pelo sistema, outros revoltam-se contra ele e outros vivem na ambivalência de serem seguidores ou objetores ou de serem ativistas ou pacifistas.
De todo modo isto dá-nos a todos os mesmos adversários, os mesmos obstáculos, os mesmos desejos e, dependendo do ângulo, às vezes somos um, outras vezes somos a multidão e recebemos o mundo todo em nós, porque somos todos os dias convocados a fazer uma leitura do todo e das partes, para chegarmos ao dia seguinte.
O que tem este prólogo a ver com Karl Valentin? A resposta é complicada mas autêntica. Karl Valentin destaca-se nos anos 20/30, como autor e ator para dizer com a persona Valentin como vai a sua casa, o seu bairro, a sua cidade, o seu país, o mundo, o sistema em colapso ou a vitalidade das horas.
A persona Valentin não nasceu, não tem história, pode encarnar qualquer personagem, qualquer contexto social. Existe porque sim, sempre e apenas na situação que provoca. Por isso não se pode ser Valentin sem se ser Valentin.

Direcção artística: Carla Galvão
Direcção musical: Rui Rebelo
Coordenação técnica e desenho de luz: Cárin Geada
Figurinista: José António Tenente
Conceção de caracterização: Patrícia Gaspar
Produção Executiva: Mónica Talina

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Existe Porque Sim
Intérpretes
Carla Galvão, Rui Rebelo e Rini Luyks / Participação Especial: Cristiano Maranho, Beatriz Carvalho, Beatriz Nogueira, Iara Marques, Inês Drumond, Maria Oliveira, Rita Pinto, Vanessa Ferreira e Vasco Costa
Realização
Carlos Sá Pereira (RTP)
Produção
Céu Pinto (RTP)
Autoria
Guião: Madalena Rebelo
Ano
2018
Duração
47 minutos