Blowup - História de um Fotógrafo
Um thriller erótico e angustiante do cineasta italiano Michelangelo Antonioni, com as soberbas interpretações de Vanessa Redgrave e David Hemmings
Baseado numa história de Julio Cortazar, "Las Babas del Diablo", Michelangelo Antonioni assina um filme de grande suspense, erótico e angustiante, no ambiente londrino da revolução cultural dos anos de 1960. Um espantoso exercício de investigação e reflexão sobre as relações entre a realidade e a ilusão, através das peripécias de um fotógrafo que, de ampliação em ampliação, julga descobrir um crime.
Thomas (David Hemmings), um fotógrafo de moda, tira uma fotografia a um casal que se beija no banco de um parque. A jovem mulher (Vanessa Redgrave), furiosa por ter sido fotografada, segue-o até casa e exige os negativos. Mas Thomas entrega-lhe outro filme e ao revelar e ampliar a foto que tirou, acredita ter inadvertidamente captado evidências de um assassinato.
Blow Up, o incontornável filme de Michelangelo Antonioni conquistou em 1996 os prémios de Melhor Filme e Melhor Realizador da então recém-nascida National Society of Film Critics, e tornou-se num visionamento obrigatório para apreciadores da técnica de desnorteamento e intriga paranóica. Blow Up também oferece um esboço de Londres do final dos anos sessenta, com o seu amor livre, as modas vibrantes, as paixões, as festas, a lânguida coolness e a música (a banda sonora é da autoria de Herbie Hancock, e podemos ouvir os lendários Yardbirds a tocar em partes).
Ficha Técnica
- Título Original
- Blowup
- Intérpretes
- Vanessa Redgrave, Sarah Miles, David Hemmings
- Realização
- Michelangelo Antonioni
- Produção
- Carlo Ponti
- Autoria
- Argumento: Michelangelo Antonioni, Tonino Guerra
- Música
- Herbert Hancock
- Ano
- 1966
- Duração
- 106 minutos