Programas tv

A Ilha dos Cães

A Ilha dos Cães

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Duas Angolas, a colonial e a atual, distanciadas 60 anos, partilham a maldição de uma ilha misteriosa num filme do cineasta português Jorge António

Filme do cineasta português Jorge António, inspirado no romance "Os Senhores do Areal" do escritor angolano Henrique Abranches. A história de uma ilha onde o colonialismo e a injustiça reinaram durante anos e onde agora se quer construir um resort.
Com Miguel Hurst, Ângelo Torres, João Cabral, Ciomara Morais e Nicolau Breyner no último papel que gravou para o cinema.

Duas Angolas, a colonial e a atual, separadas por 60 anos, partilham a maldição de uma ilha misteriosa. Há décadas que aquela ilha se chama Ilha dos Cães, sem se saber bem porquê. A imponente fortaleza, prisão de inimigos do regime, jaz à beira mar, vazia e abandonada. No passado, o Patrão Américo (Nicolau Breyner) dominava com brutalidade e terror os habitantes da ilha, em particular o jovem Pêra D´Aço (Ângelo Torres) conhecido como feiticeiro.
Uma década depois, o epicentro da tragédia é uma fortaleza sinistra, túmulo de revolucionários, onde o guarda Bordalo (João Cabral) é responsável pela terrível Prisão da Ilha dos Cães. Mau, perverso e racista trata os presos com desdém e violência. Os espíritos da ilha não são indiferentes a tanta brutalidade e clamam justiça.
No presente, a construção de um resort desperta a mandíbula implacável da justiça e começam a surgir cadáveres de operários. O terror alastra-se. Pedro M´Bala, que preferia estar em Luanda a ganhar dinheiro e a gozar a vida, é enviado pela empresa Constaleiro para resolver o problema. A construção do resort está atrasada e os trabalhadores, gente local, estão amedrontados com uma matilha de cães selvagens que parece não ter medo dos homens e reclama a ilha que tem o seu nome.
Na ilha, Pedro reencontra Lena (Ciomara Morais), uma antiga paixão e agora defensora dos habitantes e uma das principais instigadoras da resistência à construção do resort. O reencontro reacende a chama do passado e nenhum dos dois ficará indiferente à maldição da ilha.

Ficha Técnica

Título Original
A Ilha dos Cães
Intérpretes
Miguel Hurst, Ângelo Torres, Nicolau Breyner, João Cabral, José Eduardo, Ciomara Morais
Realização
Jorge António
Produção
CINEMATE, Geração 80 Produções Lda
Autoria
Argumento: Jorge António, Paulo Leite, Virgílio Almeida
Música
José de Castro
Ano
2017
Duração
74 minutos