Programas tv

O Nosso Cônsul em Havana

O Nosso Cônsul em Havana

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Uma série ficcional inspirada livremente no período em que Eça de Queiroz foi Cônsul de Portugal em Cuba, à época colónia espanhola

Em 1871 caiu o Governo que proibira as Conferências Democráticas do Casino Lisbonense, lideradas por Antero de Quental, onde Eça de Queiroz intervira. No ano seguinte Eça é nomeado Cônsul, em Havana, por Andrade Corvo, Ministro dos Negócios Estrangeiros do novo Governo de carácter mais liberal.
Em Cuba, colónia espanhola, continua a escravatura. Existem cerca de cem mil contratados chineses que saem da China através de Macau com documentos portugueses.
Eça segue para Havana com o encargo de tentar resolver o problema dos chineses, tratados como escravos nas plantações de cana-de-açúcar. Durante o tempo em que lá permanece, Eça não deixa por mãos alheias os seus méritos de sedutor e vive um amor escaldante com Mollie, filha do General americano Bidwell, uma jovem moderna e apaixonada que se sente tão à vontade à mesa de póquer como no jogo da sedução.

Seguiremos também a história de Lô, uma menina chinesa que embarca clandestinamente para Cuba e que é ajudada por um marinheiro de bom coração, que a entrega às freiras do Convento de Santa Clara.
Para ajudarem Lô a escapar das garras do grande traficante de escravos da Ilha, Don Zulueta, vão convergir pessoas de bem e defensoras da liberdade: o jornalista e livre-pensador Vicente Torradellas, D. Antónia Morales, proprietária de terras, a Madre Filomena, o próprio Eça de Queiroz e o seu amigo Juan, um rapazito engraxador cheio de manhas e artimanhas necessárias à sobrevivência numa cidade como Havana.

Próximas emissões deste programa

  • RTP África

  • RTP Internacional Ásia

  • RTP1

  • RTP Internacional América

Ficha Técnica

Título Original
O Nosso Cônsul em Havana
Intérpretes
Elmano Sancho, Joaquim Nicolau, Leonor Seixas, Luísa Cruz, Mafalda Barquart, Jorge Pinto, João Lagarto, Pedro Couto, Daniel Viana
Realização
Francisco Manso
Produção
Francisco Manso Audiovisuais
Autoria
Argumento: António Torrado, José Fanha
Música
Luís Cília
Ano
2019
Duração
45 minutos