Programas tv

Josephine Baker

Josephine Baker

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Pode a fama mudar o mundo? O despertar político da célebre cantora e dançarina norte-americana que se tornou uma humanista e ativista na luta pelos Direitos Civis

Como é que uma rapariga pobre do Missouri se tornou a rainha de Paris, antes de se juntar à Resistência Francesa e criar a sua família de sonho, "A Tribo do Arco-Íris", adotando doze crianças dos quatro cantos do mundo? A fabulosa história da primeira grande estrela afro-americana das artes cénicas.
Na década de 1920, Josephine Baker (1906-1975), uma jovem dançarina norte-americana, deixa a América segregacionista e torna-se numa estrela internacional em Paris. Nos loucos anos vinte, a sua "dança selvagem" traz modernidade a uma Europa envelhecida. Apesar da fama mundial, cada vez que regressa ao país de infância, a artista enfrenta o racismo e a segregação. Cada experiência trágica impulsiona a sua decisão de mudar de vida. Gradualmente, adota como sua a batalha pelos Direitos Civis até que, em 1963, é a única mulher que discursa durante a famosa Marcha em Washington, ao lado de Martin Luther King Jr.. A partir daí, e até o fim da vida, Josephine Baker usa a fama para servir a sua utopia política. De "dançarina da banana" a humanista e ativista na luta pelos Direitos Civis, o documentário segue a jornada e o despertar político da célebre artista norte-americana.

Ficha Técnica

Título Original
Josephine Baker, Premiere Icone Noire
Realização
Ilana Navaro
Produção
Kepler22 Productions, ARTE France, Novak Prod, RTBF
Ano
2018
Duração
52 minutos