Programas tv

Josephine Baker

Josephine Baker

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Pode a fama mudar o mundo? O despertar político da célebre cantora e dançarina norte-americana que se tornou uma humanista e ativista na luta pelos Direitos Civis

Como é que uma rapariga pobre do Missouri se tornou a rainha de Paris, antes de se juntar à Resistência Francesa e criar a sua família de sonho, "A Tribo do Arco-Íris", adotando doze crianças dos quatro cantos do mundo? A fabulosa história da primeira grande estrela afro-americana das artes cénicas.
Na década de 1920, Josephine Baker (1906-1975), uma jovem dançarina norte-americana, deixa a América segregacionista e torna-se numa estrela internacional em Paris. Nos loucos anos vinte, a sua "dança selvagem" traz modernidade a uma Europa envelhecida. Apesar da fama mundial, cada vez que regressa ao país de infância, a artista enfrenta o racismo e a segregação. Cada experiência trágica impulsiona a sua decisão de mudar de vida. Gradualmente, adota como sua a batalha pelos Direitos Civis até que, em 1963, é a única mulher que discursa durante a famosa Marcha em Washington, ao lado de Martin Luther King Jr.. A partir daí, e até o fim da vida, Josephine Baker usa a fama para servir a sua utopia política. De "dançarina da banana" a humanista e ativista na luta pelos Direitos Civis, o documentário segue a jornada e o despertar político da célebre artista norte-americana.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Josephine Baker, Premiere Icone Noire
Realização
Ilana Navaro
Produção
Kepler22 Productions, ARTE France, Novak Prod, RTBF
Ano
2018
Duração
52 minutos