Programas tv

Linha da Frente

Herdeiros da Pandemia

Géneros

  • Informação - Actualidades

Informação Adicional

Herdeiros da Pandemia

Episódio 16 de 49 Duração: 30 min

Maria Francisca só conheceu o colo do pai, quando saiu do hospital com a mãe. Nuno não foi autorizado a acompanhar Maria João no momento mais importante da vida do casal: o nascimento da filha.
Grávidas sem direito a acompanhante, mulheres com medo de ficarem infetadas, recém-nascidos saudáveis separados de mães com Covid-19.
O Linha da Frente vai perspectivar o futuro destes bebés nascidos num mundo virado ao avesso, e também das crianças e dos jovens. Quais os perigos de crescer confinado em casa, sem toque, sem abraços, sem brincar e sem presença física?
"Esta pandemia do medo é pior que o vírus", alerta Carlos Neto. O professor e investigador da Faculdade de Motricidade Humana deixa o aviso também para os pais: "Estamos a chegar ao limite de pais demasiadamente protetores. Não podemos continuar a viver como se o corpo pudesse estar inativo e a mente ativa. Corpos sem cultura motora, são crianças que vão ficar com uma grande imaturidade, são crianças totós, podem ter problemas no futuro do que vai ser o seu sucesso e grau de felicidade".
Esponjas dos nossos medos. Cobaias da nossa ansiedade. Que adultos vão ser as crianças desta pandemia?
"Herdeiros da Pandemia" é uma reportagem da jornalista Sandra Vindeirinho, com imagem de Rui Alves Cardoso, edição de Samuel Freire, Grafismo de Ricardo Dias, pesquisa de Rita Rodrigues, produção de Natacha Silva Frey e coordenação de Mafalda Gameiro.

Ficha Técnica

Título Original
Linha da Frente 2020
Ano
2020
Duração
30 minutos
Série
22