Programas tv

O Sabor da Cereja

Imagem de O Sabor da Cereja

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Palma de Ouro em Cannes para a espantosa reflexão sobre a morte e a vida da autoria de Abbas Kiarostami, o mais prestigiado e aclamado cineasta do Irão.

Talvez o mais enigmático e mais bem conseguido filme do cineasta iraniano Abbas Kiarostami. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, "O Sabor da Cereja" é uma mistura incomum de humor, meditação e mistério, que trata de um assunto complexo e totalmente proibido no mundo islâmico.

Badii (Homayoun Ershadi), um homem abastado de meia-idade, percorre as paisagens despojadas, quase desertas, dos arredores de Teerão. Ao volante do seu Range Rover procura um candidato para um trabalho invulgar. Várias pessoas entram no carro: um soldado, um estudante de teologia, um operário e um taxidermista. Badii decidiu suicidar-se e precisa de alguém que o enterre, caso seja bem-sucedido.
Abbas Kiarostami não é só o mais célebre e premiado cineasta iraniano como um dos mais admirados autores cinematográficos dos nossos dias. "O Sabor da Cereja", que data de 1997 e conquistou no Festival de Cannes a Palma de Ouro, é uma fascinante reflexão sobre o tema do suicídio e, por extensão, sobre a vida.
A trajetória de um homem disposto a matar-se que procura alguém que o enterre depois do seu suicídio é o pretexto para Kiarostami abordar com complexidade psicológica e filosófica os contrastes entre a vida e a morte, com o seu elaborado, fascinante e poético "jogo de espelhos", onde tenta sempre captar a fina fronteira entre a realidade e a ficção, o natural e o fabricado, o real e o ilusório.

Ficha Técnica

Título Original
Ta´m e Guilass
Intérpretes
Homayoun Ershadi, Ahdolhossein Bagheri, Afshin Khorshidbakhtari, Safar Ali Moradi, Mir Hossein Noori, Ahmad Ansari
Realização
Abbas Kiarostami
Produção
Abbas Kiarostami Productions
Autoria
Abbas Kiarostami
Música
I. Milles e J. Primerose
Ano
1997
Duração
95 minutos