Programas tv

Aristides, O Musical

Aristides, O Musical

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

Aristides de Sousa Mendes homenageado num musical

A história de Aristides de Sousa Mendes através da representação e da música. Uma história de esperança no meio da tempestade nazi.

Junho de 1940. As tropas nazis invadem Paris. Milhares de refugiados fogem para o sul de França, na tentativa desesperada de sobreviver, abandonando o continente europeu, através da Península Ibérica.
Em Bordéus, onde Aristides de Sousa Mendes é Cônsul Geral de Portugal, a população aumenta rapidamente de 300 mil para cerca de 700 mil habitantes. Milhares de judeus e refugiados amontoam-se à porta do Consulado Português, em busca de um visto de trânsito para Portugal. Impedido pela Circular 14 de acudir a toda essa gente aflita, Aristides enfrenta um dilema: respeitar a Lei dos homens e seguir as regras do Governo do seu país ou respeitar a Lei de Deus e seguir as regras do amor cristão. Aristides escolhe Deus e desobedece a Salazar. Perante a tragédia nazi, Aristides atua. E Salazar... também. Para si, as consequências dessa desobediência viriam a ser drásticas. Para a Humanidade, contudo, a desobediência de Aristides foi um oásis de esperança num deserto de desespero, uma jangada de Paz na tempestade nazi. Para a Humanidade, a desobediência de Aristides foi o dia seguinte. Todos os dias seguintes. E o Futuro... O Futuro sobreviveu!
"Aristides - O Musical", tem como objetivo mostrar ao público nacional a história de Aristides de Sousa Mendes, através da representação e da música. Este espetáculo retrata essencialmente os nove dias fulcrais de junho de 1940 que estiveram na origem do dilema de Aristides de Sousa Mendes, quando se viu confrontado com a tragédia humana nas ruas de Bordéus que o levou ao gesto humanista de libertação de milhares de refugiados em fuga desesperada da perseguição nazi, através da concessão de vistos de trânsito para Portugal. Nesse sentido, pretende-se abordar o confronto entre Salazar e Aristides, bem como entre os ideais nacionais e político-estratégicos de um e os valores humanistas e morais do outro, e ainda, entre a realidade portuguesa colonialista e a realidade europeia perseguida e subjugada, replicando o contraste entre a Exposição Universal do Mundo Português inaugurada em Junho de 1940 e o desespero dos refugiados nas ruas Bordéus durante os mesmos dias.
Personagens e intérpretes:
Aristides de Sousa Mendes: Ruben Madureira
António de Oliveira Salazar: José Lobo
Rabi Kruger: Carlos Martins
Angelina de Sousa Mendes: Joana Leal
José Seabra: Hugo Naptista
Andrée Cibial: Sissi Martins
Elsje Angelmayer : Manuela Maria
Saoul Angelmayer : Diogo Martins
Pedro Nuno : Rafael Pina
Capitão Lourenço: Rui Marques
Isabel de Sousa Mendes: Márcia Borges
Conceção, direção artística e encenação: António Leal

Ficha Técnica

Título Original
Aristides, O Musical
Intérpretes
Ruben Madureira, José Lobo, Carlos Martins, Joana Leal, Hugo Batista, Sissi Martins, Manuela Maria, Diogo Martins, Rui Marques, Márcia Borges, Rafael Pina
Realização
Celso Barreiros
Produção
ContraCanto Associação Cultural
Autoria
Guião e Letras: Sandra Leal
Música
António Leal, Simon Wadsworth
Ano
2020
Duração
124 minutos