Programas tv

Luisa Spagnoli, Um Conto No Feminino

Luisa Spagnoli, Um Conto No Feminino

Géneros

  • Séries Estrangeiras

Informação Adicional

Minissérie italiana de 2 episódios sobre a criadora da famosa marca de chocolates Perugina, e dos célebres Baci

Luisa Spagnoli é uma mulher de origens humildes que decide adquirir uma pequena pastelaria à beira da falência e consegue transformar o seu sonho numa das maiores empresas italianas.

Perugia, início do século XX. A jovem Luisa Spagnoli (Luisa Ranieri), de origens humildes mas de grande determinação, decide dar vida a uma pequena pastelaria abandonada. Fugindo ao destino de dona de casa, tem o sonho de dar um futuro melhor aos três filhos e ao marido Annibale (Vinicio Marchioni), um músico talentoso mas com pouco sentido prático. Luisa enfrenta o que parece ser o início de uma empreitada fracassada.
Em Perugia, a economia está estagnada e as pessoas têm pouco poder de compra, mas Luisa tem uma grande intuição, não só a respeito da confeitaria, mas também acerca do consumo de doces, até então regalia de poucos mas depressa ao alcance de muitos. Para realizar o seu sonho, Luisa trabalha noite dentro, com grande sacrifício.
Uma mulher à frente de uma empresa não é bem visto e os mexericos depressa se propagam, sobretudo quando entra em cena o conde Icilio Sangiorgi (Gianmarco Tognazzi), que se apaixona por Luisa e, sem se importar com as intrigas, segue em frente, e aposta na qualidade dos seus produtos. Por fim, apesar das dificuldades iniciais, consegue algum crédito entre os perugianos. Mas o fantasma do encerramento está sempre presente e Luisa tenta um gesto ousado para uma mulher naquela época: propõe uma aliança aos conhecidos industriais Buitoni. Assim nasce uma empresa destinada a inovar profundamente a forma de produzir, comercializar, anunciar, administrar, e consumir chocolates e doces: a Perugina.
O chefe da família Buitoni, Francesco (Massimo Dapporto), encarrega o filho mais novo, Giovanni (Matteo Martari), de recuperar as contas da Perugina. Giovanni e Luisa têm personalidades fortes e o confronto é inevitável. Graças aos esforços conjuntos, a Perugina conquista quotas de mercado cada vez mais significativas. As indústrias de confeitaria do Norte veem o seu monopólio ameaçado. Leone Cravero (Franco Castellano), um industrial sem escrúpulos e disposto a tudo, ameaça o crescente sucesso da Perugina. Mas Luisa e Giovanni conseguem impedir qualquer armadilha da competição. Luisa é uma fonte prodigiosa de ideias que culminam com o famoso Baci, sucesso imediato e produto de topo da empresa.
Trabalhar lado a lado e enfrentar as adversidades faz nascer uma forte ligação entre Luisa e Giovanni. Uma paixão que se inflama apesar da diferença de idades e dos riscos que os dois amantes correm, numa pequena cidade como Perugia, onde começa a correr o boato de adultério. O assunto chega ao conhecimento de Cravero, inimigo declarado da Perugina, que vê uma oportunidade inesperada de derrotar os adversários. O conde Icilio Sangiorgi é pago para espalhar calúnias e quebrar a união entre Luisa, Giovanni e Annibale. Quando o escândalo rebenta, Annibale surpreende todos ao reagir com grande dignidade. Entende o quanto a mulher está apaixonada por Giovanni, mais dinâmico e pronto a arriscar na vida, e não a culpa. Afasta-se e muda-se para Assis, de onde continuará a amar a mulher. Por outro lado, Francesco Buitoni confronta Giovanni impondo-lhe que se afaste de Luisa. Mas o filho recusa, rompe com a família, e muda-se para as instalações da Perugina. Unidos no trabalho e na vida, Luisa e Giovanni dão um impulso extraordinário à empresa.
Luisa, muito atenta às condições de vida dos operários, abre uma creche na fábrica, algo nunca visto. Tendo falhado o seu plano, Cravero tenta tudo por tudo, chegando a pagar a uma rapariga para que diga ser a nova amante de Giovanni, de quem espera um filho. Pensa que assim será capaz de quebrar a união do casal Giovanni-Luisa, mas o engano é descoberto e a tentativa fracassa.
A Perugina está mais forte do que nunca, nascida praticamente do nada criou centenas de empregos e vende produtos para toda a parte, na Itália e no mundo, fazendo chegar o nome da cidade até Nova Iorque. Com o passar dos anos, a relação entre Luisa e Giovanni muda. Luisa é a primeira a renunciar, por amor: compreende que Giovanni precisa de uma mulher que lhe dê filhos e insis

Ficha Técnica

Título Original
Luisa Spagnoli
Intérpretes
Luisa Ranieri, Vinicio Marchioni, Massimo Dapporto, Antonello Fassari
Realização
Lodovico Gasparini
Produção
RAI Fiction, Movieheart
Autoria
Argumento: Franco Bernini, Gloria Malatesta
Música
Paolo Vivaldi
Ano
2016
Duração
115 minutos