17 Dez 2021
Marcelo Rebelo de Sousa vai estar no início da próxima semana em visita oficial à Guiné-Bissau. Responde ao convite de Umaro Sissoco Embaló e justifica a viagem por ser um dos poucos estados da CPLP onde não marcou presença enquanto chefe de estado de Portugal. Não é pacífico o entendimento da oportunidade desta visita entre os guineenses. Há quem a veja como legitimadora de um regime que não é democrático. Há quem entenda que a visita é bem-vinda. Dara Fonseca, ex-Secretária de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau e Muniro Conté, porta-voz do PAIGC comentam.
Há uma situação alarmante no sul de Angola. Milhares de pessoas estão em risco de não terem o suficiente para comerem por causa da seca que dura há 9 anos e que se vem agravando. Huíla, Cunene, Namibe e Benguela são as províncias em maior risco. 16 mil pessoas procuram refúgio e comida na vizinha Namíbia. O caso é dramático e as organizações humanitárias da região pedem a declaração do estado de emergência. Ângelo Kapwatcha é ativista dos direitos humanos e conhece bem este drama.
Cabo Verde regista desde abril números recorde de infeções. Esta 4ª feira, 320 novos casos. Desde o início da pandemia morreram 238 pessoas. Face ao aumento das infeções, o sindicato democrático dos professores pediu ao governo o fecho das escolas mas o executivo negou. Convidámos a presidente do sindicato dos docentes cabo-verdianos, Lígia Herbert.
Angola prepara-se para alterar as leis que regem a comunicação social. Estiveram em debate público as propostas legislativas para as Leis de Imprensa, de Televisão, de Radiodifusão, da Entidade Reguladora da Comunicação Social, do Estatuto do Jornalista e da Lei da Publicidade. Para percebermos melhor o alcance destas mudanças, Verónica Pereira, coordenadora de comunicação do Mosaiko, e o jornalista Carlos Gonçalves.
"Volta para tua terra" é uma expressão, muitas vezes, interpretada como um insulto dirigido a estrangeiros, imigrantes e a quem parece diferente. É, também, o título de uma antologia de poesia antirracista lançada em Portugal. Manuela Bezerra de Melo, poeta e investigadora está na origem desta obra.
Na Opinião da Semana, Luís Lapão, professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, explica como o desenvolvimento da telemedicina em África poderá contribuir para melhorar os serviços de saúde no continente.