Programas tv

Nada Será Como Dante

Géneros

  • Artes e Cultura

Informação Adicional

Episódio n.º28

Episódio 28 de 42 Duração: 26 min

"Porque é que ainda estamos a ter esta discussão?" A pergunta, assumidamente retórica, é da dramaturga americana Marsha Norman, a propósito da discussão em torno do estatuto das mulheres no teatro.
Lara Mesquita, jovem dramaturga portuguesa e recente vencedora do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, serve-se da questão de Norman para regressar, no espetáculo-manifesto "Sempre que Acordo", não só ao estatuto das mulheres no teatro em Portugal, mas ao estatuto das mulheres negras - e também dos homens negros, como o seu irmão: o ator e encenador Júlio Mesquita - no teatro e na sociedade.
É pela conversa, dura nas denúncias mas ainda necessária - urgente até -, entre Lara e Júlio que iniciamos esta nova emissão de "Nada Será Como Dante", apresentado como habitualmente por Filipa Leal e Pedro Lamares.
Entre leituras de Karmelo C. Iribarren, Russell Edson ou Conceição Lima, atravessamos mundos com alguns dos maiores escritores "viajantes", de Jan Morris a Paul Theroux, de Martha Gellhorn a María Belmonte.
Pois como escrever o filósofo Michel Onfray, "a viagem começa numa biblioteca. Ou numa livraria".

Ficha Técnica

Título Original
Nada Será Como Dante 2021
Realização
Ricardo Freitas
Produção
Até ao Fim do Mundo
Autoria
Autoria: RTP2, Até ao Fim do Mundo
Ano
2021
Duração
26 minutos
Série
3