Programas tv

Visita Guiada

Antiga Companhia União Fabril, Barreiro

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Antiga Companhia União Fabril, Barreiro

Episódio 7 de 25 Duração: 40 min

No início do séc. XX, um jovem industrial implanta um pequeno conjunto de fábricas numa zona rural e piscatória da margem Sul do Tejo, próxima de Lisboa. Bem informado, audacioso, Alfredo da Silva vai multiplicando as áreas de atividade do seu crescente complexo fabril, aposta na qualidade e na inovação e, já depois da sua morte, em meados dos anos 60, a CUF é o maior complexo industrial da Península Ibérica e um dos maiores da Europa.
No início dos anos 70, a teia do grupo CUF estende-se a cerca de 180 empresas por todo o país e integra 50 000 trabalhadores. Em 1974, a CUF do Barreiro tem a maior concentração operária do território nacional: durante décadas, fora o destino procurado por sucessivas gerações de camponeses, muitos deles analfabetos, que ali encontravam condições de vida para si e para as suas famílias sem paralelo em Portugal. Em 1977, no rescaldo do 25 de Abril, a CUF é nacionalizada. A nova fase da história deste território conduzirá à sua progressiva desindustrialização, mas parte do edificado pela antiga CUF foi, entretanto, patrimonializado.
Uma visita guiada por Ana Paula Gonçalves, do Museu Industrial da Baía do Tejo; Deolinda Folgado, investigadora em Património Industrial; Alice Pires, professora na CUF a partir de 1959; e Pacheco Pereira, investigador em Lutas Operárias no séc. XX.

Próximas emissões deste episódio

  • RTP3

  • RTP2

Ficha Técnica

Título Original
Visita Guiada 2021
Autoria
Autoria: Paula Moura Pinheiro
Ano
2021
Duração
40 minutos
Série
11