Programas tv

Os Segredos dos Canais de Paris

Os Segredos dos Canais de Paris

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Um passeio à beira do canal, que revela segredos de um património pouco conhecido!

Joias da coroa do património histórico da França, os canais parisienses representam a capital, tal como a Torre Eiffel ou o Louvre. Cenários lendários de muitos filmes, de "Hotel du Nord" a "Missão impossível", ou um lugar perfeito para passear, estas obras excecionais estão repletas de tesouros históricos e tecnológicos raros e muitas vezes esquecidos.
Os três canais principais - o Canal Saint-Martin, o Canal Saint-Denis e o Canal de L´Ourcq - atravessam a capital, seja acima do solo ou às vezes secretamente. Constituem uma complexa rede de vias navegáveis, que se estende por 130 km, com inúmeras obras de engenharia, incluindo eclusas, uma das quais foi recorde mundial, pontes hidráulicas e metálicas, estações de bombeamento e a maior roda Sagebian do mundo!
Construídos pela Câmara de Paris a partir de 1802, por ordem de Napoleão Bonaparte, os canais permitiam abastecer a cidade com água potável e facilitavam o transporte de mercadorias e pessoas. Com uma história turbulenta e fascinante, ilustram o génio técnico dos engenheiros do século XIX e são ainda hoje surpreendentemente úteis.
Por que esta rede é essencial para a capital francesa? Que invenções e feitos de engenharia tiveram de ser implementados para construir estas estruturas e controlar a água para melhor a distribuir? Quais foram os desafios de construção e problemas de tal projeto sobre a evolução da capital?
Através de filmagens, testemunhos de especialistas, imagens de arquivo e reconstruções 3D, o documentário de Angèle Berland revela o génio de engenheiros, construtores e projetistas responsáveis pela criação desta incrível rede.
Um passeio pelo canal que revela os segredos de um património pouco conhecido!

Ficha Técnica

Título Original
Les Secrets des Canaux de Paris
Realização
Angèle Berland
Produção
Magellair Productions
Ano
2020
Duração
52 minutos