Programas tv

Calendário do Advento

Calendário do Advento

Géneros

  • Informação - Diária

Informação Adicional

O Natal é uma época de tradição, de encontros e desencontros, mas também de memórias e histórias. Todas elas serão o ponto de partida do novo programa de Anabela Mota Ribeiro

O Natal faz-nos recuar a uma infância mitificada? O Natal é uma cápsula impermeável ao mundano, à agressividade, ao sexo (a ressonância bíblica ensina-nos que Maria engravidou sem pecado)? O Natal é um lugar onde se faz alarde do amor e da esperança e se ficcionam as boas intenções? Em que momento o Natal começou a ser o martírio, a destrutividade a vir por fora, o consumismo descontrolado? Persiste em nós o sentimento de que fomos esperados, de que somos, como o Menino Jesus, um Messias para os nossos pais?
Advento significa chegada. Essa chegada pressupõe uma espera e é uma promessa. O Calendário do Advento anuncia, dia a dia, o aparecimento de um ser, de algo que se inicia. Ou seja, uma vida nova, um nascer de novo.
As alegrias do Natal, os atritos do Natal, os reencontros, os desencontros, o nascimento e a morte, as viagens (no tempo, interna, na estrada), a comida, as memórias da infância e a reconstrução dessas memórias nos filhos e nos netos, nos elos seguintes da árvore genealógica, as novas configurações da família, o país desigual, cortado nas diferentes geografias, tempo histórico, classe social, costumes e religiões, é aquilo que se procura questionar numa série de entrevistas a decorrer entre o dia 27 de Novembro e 24 de Dezembro. Justamente, enquanto se folheia este Calendário do Advento.

Ficha Técnica

Título Original
Calendário do Advento
Ano
2022
Duração
23 minutos