29 Dez 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito: Lara Pacheco Faria, Leonor de Sousa, João Santos, João Pedro, Carlos Rosado de Carvalho, José Miguel Ribeiro e Sofia Rodrigues.
Em Moçambique, as mulheres representam mais de 40% da Assembleia da República mas, nos cargos de liderança política, o número é bastante reduzido. Olhamos para este tema num momento em que o país se prepara para eleições autárquicas este ano, e presidenciais em 2024, com Leonor de Sousa (secretária-geral do MDM) e Lara Pacheco Faria (advogada e ativista social).
O incêndio na Serra da Malagueta, no interior da ilha de Santiago, em Cabo Verde, destruiu mais de 840 hectares de área rural e florestal, e tirou a vida a 9 pessoas que combatiam as chamas. A resposta da proteção civil a este incêndio tem sido amplamente discutida no país e vamos avaliar com o jurista e criminalista João Santos.
Em Angola, está a aumentar o número de pessoas e jovens que se tornam agentes promotores de apostas que afirmam ser uma forma de fazer face ao desemprego e aos baixos salários. Segundo as autoridades, os jogos sociais permitiram arrecadar mais de 10 milhões de euros no 3º trimestre do ano passado, um aumento de 185% em relação ao mesmo período do ano anterior. A análise com o representante do Instituto de Supervisão de Jogos de Angola, João Pedro e o jornalista e professor de economia, Carlos Rosado de Carvalho.
Estreou nas salas de cinema portuguesas, o filme "Nayola", uma longa-metragem de animação que retrata o impacto da guerra civil angolana na vida de três mulheres. O filme é inspirado na peça "A Caixa Preta", de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, com o argumento de Virgílio Almeida. José Miguel Ribeiro é o realizador de "Nayola".
Na opinião da semana, ouvimos a jornalista do Divergente, Sofia Rodrigues, sobre a situação dos ex-combatentes guineenses que lutaram por Portugal na guerra colonial.