29 Dez 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito, Daniela Nascimento, Andreia Fausto, Domingos Gundana, Ricardo Raboco, Aleixo Pires, Lagchar Barreto, Mónica Ferro e José Gusmão.
No Sudão, os confrontos entre exército e paramilitares continuam. Em Cartum, uma cidade com mais de 5 milhões de habitantes, 70% dos hospitais encerraram. Não há eletricidade nem água corrente. Falta a comida. E a violação dos cessar-fogos continua a impedir a evacuação e assistência aos civis. Analisamos a situação no Sudão com Daniela Nascimento, professora de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra, e Andreia Fausto, responsável do Programa Alimentar Mundial, na Guatemala.
Alguns generais da RENAMO exigiram a demissão do atual presidente do partido. Acusam Ossufo Momade de violar os estatutos internos e de ser incapaz de a liderar. A entrevista a Domingos Gundana (representante da RENAMO) e a análise de Ricardo Raboco (analista político).
A comunidade médica em São Tomé e Príncipe está preocupada com o aumento do número de casos de cancro. Os especialistas têm alertado também para a faltam de meios de diagnóstico e de tratamento disponíveis no arquipélago. Vamos olhar para o problema com Aleixo Pires, diretor do Programa de Doenças Crónicas Não Transmissíveis, e Lagchar Barreto, presidente do Conselho do SNS e Medicina Privada da Ordem dos Médicos.
Foi apresentado o relatório das Nações Unidas sobre a situação da população mundial em 2023. O documento "8 mil milhões de vidas. Infinitas possibilidades" evidencia o aumento global do número de pessoas no planeta, e aponta a garantia dos direitos das mulheres como fator-chave para um crescimento sustentável. Mónica Ferro é diretora do Escritório do Fundo das Nações Unidas para a População em Genebra.
Na opinião da semana, o eurodeputado José Gusmão fala do papel de África nas negociações internacionais entre países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.