29 Dez 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito: José Manteigas, Julião Arnaldo, Jorge Bacelar Gouveia, Adilson Esperança, Octávio Carmo, Frei José Nunes, Micael Pereira, Carlos Isaac e Miguel Herdade.
Passados já 24 anos da implantação das Autarquias Locais em Moçambique, a gestão destas entidades continua a ser um desafio em vários pontos do país. Analistas acreditam que a solução para a sustentabilidade financeira passa pela revisão das competências fiscais das autarquias e dos órgãos do Estado descentralizados. Vamos analisar com José Manteigas, porta-voz da REMANO, e Julião Arnaldo, representante da FRELIMO.
Fez esta semana um ano desde a alegada tentativa de Golpe de Estado de 01 de fevereiro, na Guiné-Bissau. Mas ainda não são conhecidos os resultados do inquérito instaurado pelo governo guineense para apurar os factos. O Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, defendeu que um inquérito rigoroso "não se faz de um dia para outro", e pediu que seja dado tempo à justiça para fazer o seu trabalho. O constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia comenta.
Cerca de 900 professores são-tomenses, contratados no início da pandemia, estão há 5 meses sem salário. Num comunicado enviado ao Causa e Efeito, o Ministério da Educação avança que "ainda neste mês, todos os professores receberão os seus rendimentos, a partir do mês de outubro, conforme o contrato.".
Adilson Esperança é o representante da Associação Nacional dos Professores Novos.
O Papa Francisco terminou esta 6ª feira a visita à República Democrática do Congo, onde apelou ao fim da exploração desenfreada dos recursos naturais em África, e onde exigiu também que os interesses estrangeiros parem de dividir o país para interesse próprio. Esta viagem do chefe da Igreja Católica a África, é a décima que realiza ao continente, e continua até domingo, no Sudão do Sul. O Papa Francisco levou uma mensagem de paz e criticou os países ricos de se terem conformado com as tragédias que assolam estes territórios. Analisamos com o jornalista da Agência Ecclesia, Octávio Carmo, e o padre dominicano, Frei José Nunes.
Falamos agora do documentário "Via Bissau", que resulta de um trabalho de investigação do jornalista Micael Pereira, sobre o narcotráfico na Guiné-Bissau e suas ligações internacionais. Esta investigação já deu origem à tese de mestrado "Construir um Narco-Estado - o caso da Guiné-Bissau", e também à reportagem, publicada no jornal Expresso e no site do Pulitzer Center, "O Corredor de Bissau". Será agora apresentado o documentário, que conta com a realização e direção de fotografia de Carlos Isaac, que acompanhou o Micael nas viagens de campo a Bissau.
Na opinião da semana, escutamos Miguel Herdade. O diretor associado do Ambition Institute, no Reino Unido, fala-nos sobre a desigualdade nas salas de aula, em Portugal.