29 Dez 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito: Celso Filipe, Manuel João Ramos, João Misselo da Silva, Zuneid Calumias, Gift Essinalo, Luis Vicente e Sandra Tavares.
Analisamos os efeitos da rebelião da Wagner nas operações conduzidas pelo grupo no continente africano onde, em poucos anos, o grupo se estabeleceu firmemente sobretudo nos países em conflito, como o Mali ou a República Centro-Africana. Celso Filipe é diretor adjunto do Jornal de Negócios e Manuel João Ramos é investigador do Instituto Universitário de Lisboa.
136 mil é o número de pessoas que se estima que serem vítimas de escravatura moderna em Angola. O número é apresentado pelo Índice de Escravatura Global, produzido pela organização Walk Free Foundation, que acredita que, em 2021, existiam 50 milhões de pessoas nesta situação em todo o mundo. Vamos olhar para a realidade em Angola, que está entre os 15 países africanos com mais casos com João Misselo da Silva, diretor executivo da Organização Humanitária Internacional.
Com o crescimento da indústria extrativa em Moçambique, são cada vez mais as empresas e organizações que pedem ao governo moçambicano o aumento do investimento em infraestruturas de transporte e logística no país. Mas, o executivo diz que cabe também aos empresários financiar a melhoria das estradas e plataformas que, em muitos casos, apresentam graves sinais de degradação. Zuneid Calumias é vice-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique e Gift Essinalo é economista e pesquisador do Centro de Integridade Pública.
2023 está a ser um mau ano na campanha do caju na Guiné-Bissau. Queda na produção e comercialização a preços mais baixos do habitual estão a causar fome em alguns agregados familiares. A castanha de caju é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau e fonte de rendimento de milhares de famílias. A análise com o gestor Luis Vicente.
Na opinião da semana, a ativista cabo-verdiana Sandra Tavares fala dos direitos LGBT em África.