29 Dez 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito: Liberato Moniz, Nilton Medeiros, Jerónimo Moniz, Egídio Plácido, Manuel Araújo, Jeremias Agostinho e Rui Tavares.
O caso da cervejeira Rosema envolveu a classe política são-tomense. Levou, em 2019, à destituição de 3 juízes do Tribunal Constitucional e levantou suspeitas de clientelismo e corrupção no sistema judicial do país. Vamos analisar com Liberato Moniz. Ainda sobre o caso Rosema, vai estrar no dia 21 de julho em S. Tomé e a 28 de julho em Lisboa, um documentário de investigação sobre este polémico processo judicial. "Rosema - O maior escândalo da Justiça são-tomense" é realizado por Nilton Medeiros e produzido por Jerónimo Moniz.
Manuel Chang, ex-ministro das Finanças de Moçambique, já foi extraditado para os EUA, onde vai ser julgado pelo alegado envolvimento no caso Dívidas Ocultas. Estava detido em Joanesburgo desde dezembro de 2018. Egídio Plácido é jurista e jornalista, editor do semanário Zambeze.
A RENAMO anunciou, no último sábado, os cabeça-de-lista para as eleições autárquicas marcadas para 11 de outubro. A maior força política da oposição em Moçambique prepara-se para a corrida eleitoral depois de finalizado o processo de desmobilização e desarmamento dos guerrilheiros do partido. Manuel de Araújo é presidente da C. M. de Quelimane.
A primeira vacina contra a malária vai ser distribuída a 12 países africanos nos próximos 2 anos. O anúncio foi feito pela Organização Mundial de Saúde, a Aliança Global para Vacinas e a UNICEF e Angola será deixada fora desta lista. São 18 milhões de doses que não vão chegar aos PALOP. Em Angola, a malária é a principal causa de mortes, internamentos e absentismo laboral e escolar. O médico epidemiologista Jeremias Agostinho analisa.
Na opinião da semana, ouvimos o deputado português Rui Tavares, sobre os direitos LGBTQIA na política de cooperação portuguesa e na CPLP.