29 Dez 2023
Neste Causa e Efeito: Armando Lona, o Diácono José Manuel Pereira Vaz, Guilherme da Paixão, Mamadou Ba, Marcelino Marques e o Padre Alberto Tchindemba.
Num momento de profunda crise na Guiné-Bissau, um novo governo está a ser formado. Liderado por Geraldo Martins, este executivo será fruto de um acordo de incidência parlamentar e governativa, assinado pela coligação Plataforma Aliança Inclusiva - Terra Ranka com o Partido de Renovação Social e o Partido dos Trabalhadores Guineenses. O analista político Armando Lona ajuda-nos a perceber como será o próximo executivo.
O ministro da Presidência do Conselho de Ministros de São Tomé e Príncipe, Gareth Guadalupe, vai acumular a pasta dos Negócios Estrangeiros. Esta é uma solução provisória, a menos de um mês da realização da cimeira da CPLP na cidade de São Tomé, e que acontece na sequência da exoneração de Alberto Pereira do cargo, depois de este ter feito críticas a Portugal e Angola sobre o ensino do português na Guiné Equatorial. Marcelino Marques é especialista em Relações Internacionais.
No Senegal, vive-se uma escalada de tensão depois de Macky Sall ter dissolvido o maior partido da oposição, por "apelos à insurreição e conspiração" contra o Estado. Ousmane Sonko, líder dos Patriotas Senegaleses para o Trabalho, a Ética e a Fraternidade, era o candidato do partido às presidências do próximo ano, e acusa o atual presidente de conspirar para o afastar das eleições. O ativista político Mamadou Ba analisa.
Lisboa acolheu na primeira semana de agosto a Jornada Mundial da Juventude que reuniu jovens católicos de todo o mundo, em torno do Papa Francisco. Vamos fazer um balanço desta Jornada com o Diácono José Manuel Pereira Vaz e o coordenador do grupo de veteranos da Pastoral Juvenil Angola, Guilherme da Paixão.
Na opinião da semana, Alberto Tchindemba (padre dos Espiritanos de Moçambique) que participou na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, fala-nos da importância e significado deste encontro da comunidade católica.