29 Dez 2023
Neste Causa e Efeito: Marcolino Moco, Carla Adão, Elísio Macamo, Maria Joaquim, Isalcio Mahanjane, Ivan Almeida e Agostinho Canando.
A Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa representa cerca de 300 milhões de pessoas. Segundo o atual secretário executivo, Zacarias da Costa, o bloco possui mais de 50% das novas descobertas de recursos energéticos desde o início do século XXI. Está no 4º lugar da produção mundial de petróleo e detêm uma vasta plataforma continental com recursos marinhos e minerais, além de aproximadamente 14% das reservas mundiais de água doce. Nas vésperas da Cimeira da CPLP, em São Tomé, vamos analisar como este potencial económico, mas também diplomático e cultural tem sido desenvolvido e aproveitado pelos Estados-membros, e como tem beneficiado as suas populações com Marcolino Moco, o 1º secretário-executivo desta comunidade e a jornalista da RTP, Carla Adão.
O golpe de Estado em curso no Níger expôs os limites de sucessivas intervenções externas e a dificuldade em encontrar legitimidade e estabilidade política numa região onde convergem atores com diferentes interesses e prioridades. Os recentes acontecimentos contribuíram para aumentar a visibilidade e o questionamento sobre como está a ser feita a exploração de recursos naturais um pouco por todo o continente africano. O professor catedrático Elísio Macamo analisa.
Arrancou esta 6ª feira o Campeonato do Mundo de Basquetebol, que conta, pela primeira vez, com a participação de Cabo Verde. Na fase de grupos, os "Tubarões Martelo", como é conhecida a seleção cabo-verdiana, vão disputar as equipas da Eslovénia, Geórgia e Venezuela. A competição acontece até ao dia 10 de setembro, no Japão, nas Filipinas e na Indonésia. O basquetebolista internacional Ivan Almeida está no Causa e Efeito.
Na opinião da semana, o jurista e docente universitário Agostinho Canando comenta o estado da educação em Angola.