29 Dez 2023
Esta semana estão no Causa e Efeito: Alexandra Vasconcelos, Rita Maleita, Gabriel Baldé, Natanael Lima, Rui Verde, Carlos do Canto Monteiro e Eugénio Costa Almeida.
De acordo com as Nações Unidas, a cada 2´, morre uma mulher devido a complicações na gravidez ou no parto, em todo o mundo. Na Guiné-Bissau, estas complicações estão entre as principais causas de morte das mulheres em idade reprodutiva. Os especialistas defendem por isso que é urgente melhorar a qualidade dos cuidados de saúde. Analisamos com a pediatra e pesquisadora Alexandra Vasconcelos e Rita Maleita, representante da AMI.
Está a decorrer o recenseamento eleitoral na diáspora, para as eleições legislativas antecipadas da Guiné-Bissau, marcadas para 4 de junho. O processo está a acontecer até ao final de março, em 5 países africanos e 7 europeus. Gabriel Baldé é o diretor do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral.
Bissau celebrou 82 anos da elevação da cidade a capital da Guiné-Bissau. É a maior cidade do país e acolhe mais de 25% da população total do país. Mas falta água, energia, saneamento básico, planeamento urbanístico, acessos e outras infraestruturas. O arquiteto Natanael Lima desenvolveu, em conjunto com a Universidade de Coimbra, um projeto que repensa esta cidade.
Terminou esta 4ª feira a visita oficial do presidente João Lourenço ao Japão. Uma deslocação de 3 dias para reforçar a cooperação bilateral. Os 2 países assinaram 3 memorandos na área da saúde e energia. Rui Verde é investigador da Universidade de Oxford.
Cabo Verde lançou um programa para apoiar atletas promissores e de alto rendimento. O Bolsa Atleta é um subsídio mensal fixo, atribuído pelo Estado, através de concurso e em função do desempenho desportivo de cada candidato. Recebemos o ministro-adjunto para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro.
Na opinião da semana, Eugénio Costa Almeida, professor e investigador do Instituto Universitário de Lisboa, sobre a nova estratégia de França para as relações com África.