Programas tv

Ikea, O Caçador de Árvores

Imagem de Ikea, O Caçador de Árvores

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A expansão discreta de um predador florestal

A cada 5 segundos, é vendida uma estante BILLY. Mas, os números surpreendentes da marca de mobiliário sueca têm um custo: baseiam-se na exploração intensiva da madeira e do trabalho humano. Uma investigação única acompanhou durante mais de um ano a cadeia de produção da gigante do mobiliário que gerou uma receita de 44,6 mil milhões de euros em 2022 e atrai mais de 5 mil milhões de visitantes às suas lojas e website todos os anos. Uma marca acessível a todos, mas a que preço para o nosso planeta?
Líder mundial na produção de mobiliário, a IKEA devora uma árvore a cada dois segundos, 20 milhões de metros cúbicos de madeira todos os anos. Para renovar o seu stock de madeira, a empresa compra milhares de hectares de terra em todo o mundo e coloca ecossistemas em risco. A IKEA tornou-se um ogre das florestas que consome enormes quantidades de madeira. Das florestas boreais da Suécia, às plantações brasileiras e às costas da Nova Zelândia, descobrimos como a IKEA explora intensamente a madeira em todo o mundo, alimenta o comércio ilegal deste recurso e ameaça as últimas florestas mais preciosas da Europa.
Há muito silenciada, a exploração intensiva da madeira está agora a provocar indignação entre os cidadãos da Polónia e dos países bálticos, que estão cada vez mais preocupados com o destino das áreas florestais públicas dos seus países e com a perda de biodiversidade. Na Roménia, onde a IKEA possui 50.000 hectares de florestas, os ativistas estão a mobilizar-se contra a máfia madeireira. Numa altura em que as florestas estão cada vez mais ameaçadas, o documentário revela a expansão discreta de um predador florestal, que se debate com os limites dos recursos do planeta. Um recurso que está no centro do combate às alterações climáticas.

Ficha Técnica

Título Original
Ikea, Le Seigneur des Forets (Ikea, The Tree Hunter)
Realização
Xavier Deleu, Marianne Kerfriden
Produção
Arte France - Unité Documentaires
Autoria
Argumento: Alexander Abdelilah, Xavier Deleu, Marianne Kerfriden
Música
Charlie Nguyen Kim
Ano
2023