Programas tv

Revolta no Bordel

Imagem de Revolta no Bordel

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A história do tráfico de mulheres e da prostituição na Europa nos primeiros anos do século XX

Em 1906, um escândalo chocou a sociedade burguesa de toda a Europa. A trabalhar num bordel, Marie Konig revolta-se contra os abusos sofridos. Por detrás das fachadas dos bordéis, de Paris a Viena, a violência e a exploração são a ordem do dia. Mas, Marie Konig vai a tribunal e ganha. Através do seu exemplo, o documentário explora a história do tráfico de mulheres e da prostituição na Europa nos primeiros anos do século XX e lança luz sobre o papel ambivalente da polícia e o voyeurismo dos media.
Viena, 1902. Marie Konig escapa ao seu pai abusivo, mas depressa se vê a trabalhar num bordel. Atraída por promessas de uma vida de luxo, é submetida à violência e à exploração. Confidencia a sua situação ao jornalista Emil Bader, que expõe as péssimas condições do bordel e a exploração generalizada das mulheres na prostituição, levando a proprietária, Regine Riehl, a tribunal. Pela primeira vez, o público é confrontado com a realidade da prostituição, gerando um debate aceso por toda a Europa.
O documentário de Stefan Ludwig reconstrói, com a ajuda de um elenco excecional, o drama do julgamento de Regine Riehl em 1906. Na época, muitas mulheres europeias foram forçadas a trabalhar em bordéis, tão distantes como o Brasil e a Argentina, e eram estereotipadas como "mulheres desregradas" ou vítimas. Com o tempo, surgiu uma visão mais subtil, como explica a historiadora Nancy Wingfield, muitas mulheres revoltaram-se e lutaram ativamente para melhorar as suas circunstâncias, tal como fez Marie Konig.

Ficha Técnica

Título Original
Rebellion in the Brothel
Intérpretes
Maria Hofstatter, Markus Schleinzer, Alice Prosser, Christoph Radakovits, Julia Wozek, Fanny Altenburger, Gina Christof, Clemens Aap Lindenberg, Franz Weichenberger, Alexandra Maria Timmel, Rainer Doppler, Benjamin Turecek
Realização
Stefan Ludwig
Produção
NGF - Nikolaus Geyrhalter Filmproduktion, ORF, NDR, ARTE
Autoria
Argumento: Stefan Ludwig
Ano
2024
Duração
52 minutos