Preto no Branco
O Arquivo da RTP olha para si próprio, desde o início da Radiotelevisão Portuguesa em 1957, numa pesquisa profunda, em busca de tesouros esquecidos
O Arquivo da RTP olha para si próprio, desde o início da Radiotelevisão Portuguesa em 1957, numa pesquisa profunda, em busca de tesouros esquecidos. É revisitar o passado, no tempo em que víamos Portugal a preto e branco. É a memória da RTP e de uma Radiotelevisão que olhava para o país em linha com o regime vigente e que, por vezes, mostra bem mais do que aparenta. A série "Preto no Branco" é feita de episódios datados e, por isso, absolutamente intemporais. Os episódios funcionam quase como aforismos: lançamos o mote, sem comentários críticos, para que na leitura do episódio seja invocado o contexto e a realidade que produziram aquela notícia, aquele programa, aquela visão do país.
À distância e à luz colorida do presente, muitos destes tesouros alegres parecem inverosímeis e improváveis, na verdade não foi assim há tanto tempo! Pelo meio, encontramos pobreza e miséria, sempre objeto de caridade, e a tentativa de modernizar Portugal: inauguram-se desde adegas cooperativas e balneários à Cidade Universitária em Lisboa e o troço da autoestrada Lisboa-Vila Franca de Xira.
Nesta pesquisa exaustiva, encontramos os nossos próprios colegas de antigamente, a dar os primeiros passos na captação de som e imagem, em diretos e entrevistas, muitas vezes "sem rede". E descobrimos imagens e peças nunca antes exibidas, e filmes que o Arquivo da RTP digitaliza de propósito para este "Preto no Branco".
Arquivo RTP - Pesquisa: Olinda Manolito e Inês Moreira e Silva
Locução: Clara Osório e João Rosário
Edição e Pós-produção vídeo: José Rui Rodrigues
Sonoplastia: Miguel Marques
Próximas emissões deste programa
Rever últimos episódios no RTP Play
Ficha Técnica
- Título Original
- Preto no Branco
- Autoria
- Autoria: Sílvia Alves
- Ano
- 2025
- Duração
- 05 minutos