Um Espaço Cada Vez Menor
Os desafios enfrentados pelas organizações de ajuda humanitária da sociedade civil palestiniana no território ocupado da Cisjordânia
O genocídio em Gaza é o mais brutal capítulo da destruição de longa data do povo palestiniano pelo estado de Israel, agravado ainda mais pela expulsão, em outubro de 2024, da UNRWA, um dos maiores prestadores de cuidados humanitários a refugiados palestinianos, pelos desafios impostos a organizações de renome, entre as quais a Amnistia Internacional e a Human Rights Watch, e pelos ataques ao Tribunal Penal Internacional para minar a sua legitimidade. Mas, antes do atual agravamento, as organizações da sociedade civil palestiniana já eram visadas e criminalizadas pelo estado de Israel. Em outubro de 2021, sem qualquer prova, Israel designou seis organizações da sociedade civil palestiniana da Cisjordânia como grupos terroristas.
O documentário, filmado sete meses antes dos ataques terroristas de 7 de outubro de 2023, apresenta testemunhos de alguns destes trabalhadores humanitários que foram alvo de perseguições e prisão.
Desde outubro de 2023, o genocídio em Gaza originou uma ainda maior vulnerabilidade dos direitos humanos dos palestinianos e um espaço ainda mais reduzido para as organizações. A perseguição e a repressão de vozes dissidentes na Palestina por parte de Israel aumentaram para níveis sem precedentes e todos sabem que podem ser presos a qualquer momento. Durante quanto tempo conseguirão continuar a cumprir a missão de servir o seu povo e defender os direitos humanos na Palestina?
Próximas emissões deste programa
Ficha Técnica
- Título Original
- Espai Minvant (Shrinking Space)
- Realização
- Norma Nebot, Cristina Mora
- Produção
- Fora de Quadre, Associació Hèlia
- Autoria
- Argumento: Norma Nebot, Cristina Mora
- Ano
- 2025
- Duração
- 60 minutos