Teatro Amazonas - A Arte do Som e da Natureza
A fascinante história de um teatro de ópera no meio da Amazónia
No meio da maior área contínua de floresta tropical do mundo ergue-se uma casa de ópera: o Teatro Amazonas.
O documentário de Friedemann Hottenbacher, realizado durante os preparativos para o Festival Amazonas de Ópera, traça a fascinante história da Ópera de Manaus. Um retrato comovente de um teatro de ópera que reflete os espaços culturais humanos da modernidade europeia e é também uma reflexão cinematográfica.
O edifício neoclássico, no centro da metrópole amazónica de Manaus, tem capacidade para mais de 700 pessoas. Quando foi inaugurado em 1896 era a segunda maior casa de ópera depois do Scala de Milão. O seu objetivo era encantar com música os barões da borracha na cidade cosmopolita emergente, conhecida como a "Paris dos Trópicos".
Para construir uma opulenta casa de ópera no meio da floresta tropical foi necessária uma obsessão visionária semelhante à de Fitzcarraldo, o excêntrico empresário e amante de ópera do filme homónimo de Werner Herzog. Ainda hoje, o edifício testemunha o poder de uma classe industrial ocidental que rapidamente enriqueceu com a borracha e não hesitou em explorar sem escrúpulos a terra e a população indígena. Pouco depois do declínio da indústria da borracha, a música na casa também se silencia. A memória desvanece-se, a casa mergulha num sono delicado antes de renascer no início do século XX.
Próximas emissões deste programa
Ficha Técnica
- Título Original
- Teatro Amazonas - Musik im Reg
- Realização
- Friedemann Hottenbacher
- Produção
- Euroarts Music International
- Autoria
- Argumento: Friedemann Hottenbacher
- Ano
- 2022
- Duração
- 52 minutos