COMA
Um caso macabro de corrupção médica num thriller de grande suspense com Genevieve Bujold e Michael Douglas
Susan Wheeler, uma jovem médica do Boston Memorial Hospital, investiga o caso de uma pessoa sua amiga que saíu de uma intervenção cirúrgica em estado de coma irreversível, descobrindo que muitos outros pacientes sofreram o mesmo destino. Apesar da firme resistência do chefe-anestesista e do chefe-cirurgião em auxiliar Susan, esta descobre que os doentes em coma são transferidos para uma clínica particular. Quando percebe que as anestesias são deliberadamente sabotadas, a sua vida começa a correr perigo. Isto, porém, não a impede de continuar a investigar este tenebroso caso de corrupção hospitalar e vergonhoso tráfico de orgãos humanos.
Michael Crichton é mais conhecido pelos seus delirantes "best-sellers" que se transformaram em filmes de mega-sucesso como "Parque Jurássico". Mas desde o início dos anos 70 que realiza filmes onde projecta não só o seu talento de espantoso ficcionista mas também a sua vasta e fascinante formação académica de médico, antropólogo e biólogo. "Coma", que, curiosamente, é uma adaptação do romance de Robin Cook, podia partir de um argumento da sua autoria. Trata-se de um intrigante e sinuoso thriller sobre um caso macabro de corrupção médica e ignóbil tráfico de orgãos humanos que em meados dos anos 70 ainda podia ser encarada como uma ficção imaginativa. Crichton constrói o filme num tom de serena inquietação e subtil suspense, marcado por imagens impressionantes, transformando o quotidiano de um hospital num décor alucinante, de que não se terá esquecido para criar, uns 20 anos depois, a multi-premiada série "ER". Um filme inquietante, perturbador e estranhamente actual, com Genevieve Bujold e Michael Douglas nos principais papéis.
Ficha Técnica
- Título Original
- COMA
- Intérpretes
- Genevieve Bujold, Michael Douglas, Elizabeth Ashley, Rip Torn, Richard Widmark, Lois Chiles, Harry Rhodes, Gary Barton, Frank Lowning.
- Realização
- Michael Crichton
- Produção
- Martin Erlichman
- Autoria
- Michael Crichton
- Música
- Jerry Goldsmith
- Ano
- 1978
- Duração
- 107m (cor) minutos