Banzo
Filme da cineasta portuguesa Margarida Cardoso, o grande vencedor da 15ª edição dos Prémios Sophia, nos quais conquistou 10 das 14 categorias para as quais estava nomeado, incluindo o de Melhor Filme, Melhor Argumento Original e Melhor Realização
1907. Afonso recomeça a vida numa ilha tropical africana como médico de uma plantação, onde terá de curar um grupo de serviçais "infetados" pelo Banzo, a nostalgia dos escravizados. Morrem às dezenas, de inanição ou suicidando-se. Por receio de contágio, o grupo é enviado para um morro chuvoso, cercado por floresta. Ali, Afonso tenta curar os serviçais, mas a incapacidade de entender o que lhes vai na alma revela-se mais forte que todas soluções.
Drama de época realizado por Margarida Cardoso, cujo título alude a uma melancolia fatal que lacerou a população africana escravizada durante os séculos do colonialismo. Levados para longe da sua terra e incapazes de se adaptar à condição de escravos, milhares de africanos adoeceram ou cometeram suicídio, vítimas de uma depressão provocada pela perda da liberdade, uma melancolia tão profunda que levava à morte. Entre diagnósticos e dilemas morais, o médico enviado da metrópole tenta compreender essa tristeza incurável, perdida entre a febre colonial e os fantasmas de uma terra ferida, confrontando os limites da medicina diante do sofrimento da alma. Um dos filmes portugueses mais intensos e inquietantes dos últimos anos, reflexão profunda sobre identidade, dor e memória coletiva, "Banzo" foi o grande vencedor da 15.ª edição dos prémios Sophia entregues pela Academia Portuguesa de Cinema, conquistando 10 das 14 categorias para as quais estava nomeado, incluindo as principais. Além de Melhor Filme, recebeu o troféu de Melhor Argumento Original e deu a Margarida Cardoso o prémio de Melhor Realização. Cirila Bossuet recebeu o Sophia de Melhor Atriz Coadjuvante.
Próximas emissões deste programa
Ficha Técnica
- Título Original
- Banzo
- Intérpretes
- Carloto Cotta, Hoji Fortuna, Rúben Simões, Gonçalo Waddington, Sara Carinhas, João Pedro Bénard, Maria do Céu Ribeiro, Matamba Joaquim, Romeu Runa, Cirila Bossuet. Com a participação especial de Beatriz Batarda, Albano Jerónimo
- Realização
- Margarida Cardoso
- Produção
- Uma Pedra no Sapato, Les Films de l´Aprés-Midi, Damned Films, Baldr Film
- Autoria
- Argumento: Margarida Cardoso
- Música
- Rutger Zuydervelt
- Ano
- 2023
- Duração
- 127 minutos