Programas tv

O Nome da Rosa

O Nome da Rosa

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Uma história de detetives na era medieval, adaptado do romance de Umberto Eco e interpretado por Sean Connery

No fim da vida, Adso de Melk decide escrever um relato da sua adolescência, que começa num dia de Inverno no norte da Itália e no início do século XIV. Ainda noviço, Adso chega a um mosteiro beneditino na companhia do seu mestre, William de Baskerville. Ambos franciscanos, Adso e William são os primeiros a chegar para uma reunião com um delegado papal. O mosteiro vive dias de grande agitação, devido à estranha morte de um jovem iluminista. William, dotado de um prodigioso espírito dedutivo, afasta desde logo os receios da intervenção maligna e demonstra que o jovem monge se suicidou. Porém, o assassínio do tradutor grego vem complicar o estado de tensão e os incríveis mistérios do mosteiro. William percebe que a chave de tudo se encontra na imensa e fabulosa biblioteca do mosteiro, cujo acesso lhe é vedado. Mas William nunca se deixou intimidar com pormenores e investiga o caso à sua maneira, arrastando Adso para a maior aventura da sua vida.

Um dos maiores "best-sellers" da década de 80, "O Nome da Rosa" de Umberto Eco é, ainda, um dos mais inspirados e originais romances policiais jamais concebidos. Trata-se de uma apaixonante e intrigante história de crime e mistério, que se desenrola num mosteiro italiano em plena Idade Média, adaptada ao cinema de forma hábil e inteligente por Jean-Jacques Annaud em 1986. Grande produção europeia de época, "O Nome da Rosa" é um fantástico filme de detetives, pleno de suspense e inquietação, onde se reflecte com ironia, humor e gozo anacrónico, um quadro histórico de ricas e complexas implicações políticas e religiosas. Tudo isto filmado com o tradicional fascínio visual do cinema de Annaud e marcado por uma truculenta e irresistível interpretação a cargo de Sean Connery.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
The Name of the Rose
Intérpretes
Sean Connery, Christian Slater, Helmut Qualtinger, Elya Baskin, Michel Lonsdale, Volker Prechtel, Feodor Chaliapin, William Hickey, F. Murray Abrahams, Valentina Vargas, Ron Perlman
Realização
Jean-Jacques Annaud
Produção
Bernd Eichinger
Autoria
Romance: Umberto Eco / Argumento: Andrew Birkin, Gérard Brach, Howard Franklin e Alain Godard
Música
James Horner
Ano
1986
Duração
121 minutos