Programas tv

Lawrence da Arábia

Lawrence da Arábia

Géneros

  • Filmes - Aventura

Informação Adicional

Um dos mais belos e inesquecíveis filmes de aventuras da História do Cinema, que marcou a carreira de Peter O´Toole

Em 1935, Thomas Edward Lawrence, mais conhecido como Lawrence da Arábia, morre num acidente de moto na Inglaterra. A dimensão lendária de Lawrence começou com a sua chegada ao Cairo. Nessa época, era um jovem tenente pouco aprumado e desejoso de ir para o deserto, o que consegue através do Gabinete dos Assuntos Árabes, que arranja forma de Lawrence ser destacado para uma missão especial: contactar o príncipe Faiçal e avaliar o progresso da revolta árabe. No deserto, o guia de Lawrence é morto a tiro pelo xérife Ali, por ter bebido água de um poço interdito à sua tribo, o que lhe dá a conhecer a selvajaria da rivalidade tribal. Ali vai acabar por se tornar no mais firme aliado de Lawrence na sua histórica tentativa para unir os árabes, que o iria transformar num mito e numa lenda do deserto.

"Lawrence da Arábia" é um dos mais célebres e grandiosos filmes da História do Cinema. Super-produção britânica, realizada por David Lean, "Lawrence da Arábia" é, simultaneamente, uma visão romântica e aventureira do período das campanhas do deserto do lendário T.E. Lawrence, bem como um admirável estudo psicológico de um homem enigmático, imprevisível e visionário. Lean filma de forma deslumbrante o deserto e a odisseia heróica de Lawrence, onde se reflecte toda a complexidade dos interesses e influências do Império Britânico no Médio Oriente. Um portentoso drama histórico e épico que permanece como um dos mais emblemáticos filmes de aventuras de sempre, premiado com 7 Oscares da Academia de Hollywood e servido por um fabuloso elenco, onde se contam os nomes de Peter O´Toole, Omar Sharif, Alec Guinness e Anthony Quinn.

Ficha Técnica

Título Original
Lawrence of Arabia
Intérpretes
Peter O´Toole, Alec Guiness, Anthony Quinn, Jack Hawkins, Omar Sharif, José Ferrer, Anthony Quayle, Claude Rains, Arthur Kennedy, Donald Wolfit, I.S. Johar, Michel Ray, John Dimech
Realização
David Lean
Produção
Sam Spiegel
Autoria
T.E. Lawrence, Robert Bolt, Michael Wilson
Música
Maurice Jarre
Ano
1962
Duração
221 minutos