CROMWELL
Grandiosa reconstituição histórica da tomada do poder por Oliver Cromwell, com Richard Harris e Alec Guinness
Em 1640, o rei Carlos I de Inglaterra convoca o Parlamento para assegurar os fundos necessários a uma guerra com a Escócia. A forte oposição do puritano Oliver Cromwell e dos seus apoiantes termina em guerra civil, que Cromwell vence, obrigando o rei a responder num processo de traição. Carlos I é decapitado e Cromwell, perante a ineficácia do Parlamento, toma o poder.
Grandiosa e sumptuosa reconstituição histórica da ascensão ao poder de Oliver Cromwell em meados do século XVII. ¿Cromwell¿ é uma realização de Ken Hughes que, no início dos anos 70, voltava a impor a excelência do filme histórico inglês. Hughes, que assina igualmente o argumento, recusou a facilidade do modelo heróico e romântico, centrando a sua evocação do conturbado período da História da Inglaterra num cerrado, envolvente e quase austero duelo pessoal, entre um rei absolutista e um puritano arrogante, que mandou matar um rei e criou um hiato republicano numa das mais sólidas e velhas monarquias da Europa, enquanto questionava com fundamento a própria instituição da monarquia absolutista. Hughes cria uma séria e quase didáctica evocação histórica, que é também um fascinante retrato psicológico de duas complexas personalidades tão inconciliáveis e inconsequentes quanto as suas opções religiosas e pessoais. Tudo isto servido por dois notáveis intérpretes, Richard Harris e Alec Guinness, num filme cujas cenas de batalha foram filmadas com notável precisão e sentido épico.
Ficha Técnica
- Título Original
- CROMWELL
- Intérpretes
- Richard Harris, Alec Guinness, Robert Morley, Dorothy Tutin, Frank Finley, Timothy Dalton, Patrick Wymark, Patrick Magee, Nigel Stock, Charles Gray, Michael Jayston.
- Realização
- Ken Hughes
- Produção
- Andrew Donally
- Autoria
- Ken Hughes
- Música
- Frank Cordell
- Ano
- 1970
- Duração
- 133m (cor) minutos