Prémios Nobel 2016

por RTP |
Prémios Nobel 2016
Prémios Nobel 2016

Clique nas imagens para conhecer quem foram os vencedores


Yoshinori Ohsumi Nobel da Medicina

Yoshinori Ohsumi, japonês de 71 anos, foi o escolhido da Academia Sueca, que premiou as investigações sobre autofagia, uma ação da célula que provoca a sua autodestruição. 

Descobertas cruciais para entender a renovação das células e a resposta do corpo à fome e a infeções.

Michael Kosterlitz, David Thouless e Duncan Haldane Nobel da Física

Atibuído a Michael Kosterlitz, David Thouless e Duncan Haldane.

“As suas descobertas permitiram avançar na compreensão teórica dos mistérios da matéria e criaram novas perspetivas para o desenvolvimento de materiais inovadores”.

Bernard L. Feringa, Jean-Pierre Sauvage e J. Fraser Stoddart Nobel da Química

Distinguidos Bernard L. Feringa, Jean-Pierre Sauvage e J. Fraser Stoddartpela criação de moléculas cujo movimento pode ser controlado e que podem desempenhar tarefas quando lhes é fornecida energia.


Juan Manuel Nobel da Paz

O Prémio Nobel da Paz foi este ano atribuído ao Presidente colombiano Juan Manuel Santos, na esteira da assinatura do acordo de paz com as FARC, posteriormente rejeitado em referendo.

Bengt Holmström e Oliver Hart Nobel da Economia

Os galardoados foram Bengt Holmström e Oliver Hart. Desenvolveram uma teoria do contrato, um quadro global para a análise de vários aspetos do design contratual.

em breve Nobel da Literatura

Atribuído ao músico e escritor Bob Dylan, por ter criado "novas formas de expressão poéticas" no quadro da "grande tradição da música americana".