Última Hora
Combate à fraude. Cinco detidos em operação da Judiciária na Madeira

Taxa de ocupação da hotelaria subiu em agosto para 88,8%

por Lusa

Lisboa, 21 out (Lusa) -- A taxa de ocupação da hotelaria portuguesa em agosto foi de 88,8%, traduzindo uma subida de 1,6 pontos percentuais na comparação homóloga, segundo o AHP Tourism Monitor hoje divulgado.

O mesmo documento notou que o preço médio por quarto ocupado subiu 10% (105,7 euros) e o preço médio por quarto disponível -- ReVPar -- aumentou 11,9% (93,7 euros), enquanto a receita média por turista no hotel foi de 137 euros (mais 18,1% do que em agosto de 2015).

A estada média também subiu, na comparação com agosto do ano passado, ao registar 2,07 dias, de acordo com os dados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que informou que os destinos turísticos com a taxa de ocupação quarto mais elevada foram Madeira (93,4%), Algarve (93,4%) e Estoril/Sintra (89,9%).

No que respeita ao RevPar, os preços mais elevados foram encontrados no Algarve (153,6 euros), Estoril/Sintra (111,8 euros) e Lisboa (84,5 euros).

Face a este cenário, a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, lembrou que agosto "é sempre um bom mês para a hotelaria nacional e este ano não foi exceção" e destacou a ocupação em unidades de três estrelas, que registou um crescimento de 2,6% face a 2015.

"Todavia, em termos absolutos, foi a categoria das quatro estrelas que registou melhor taxa de ocupação (91%). As restantes categorias, com exceção das de duas estrelas, também registaram aumentos", acrescentou a responsável, referindo que a nível do preço médio por quarto ocupado destacaram-se os alojamentos de duas estrelas (+12,9% para 56,76 euros).

"De destacar que em todos os destinos e em todas as categorias subiu o RevPar, nuns casos porque subiu o preço médio, noutros porque subiu a taxa de ocupação, noutros porque subiram ambos os indicadores", concluiu.

Os Tourism Monitor (www.ahp-monitor.pt), desenvolvidos pela AHP, desde 2004, consistem na recolha de dados relativos à operação hoteleira, tratados em termos de destinos turísticos e categorias de estabelecimentos hoteleiros concretizados em informações estatísticas e económicas.

Tópicos
pub