Nobel da Medicina premeia terapias para doenças parasitárias

por Andreia Martins - RTP
Foto: Fredrik Sandberg - Reuters

A Academia Sueca atribuiu o Prémio Nobel da Medicina a três cientistas do Japão, China e Irlanda.

William Campbell, Satoshi Omuraand e Youyou Tu foram os cientistas laureados pelos avanços contra o tratamento de infeções parasitas e da malária. 

Campbell e Omura desenvolveram em conjunto uma nova terapia contra doenças infeciosas e parasíticas. Já Youyou Tu é a primeira cientista de origem chinesa e a 12ª mulher a receber esta distinção no campo da Medicina.


Youyou Tu, a investigadora e farmacêutica chinesa responsável pela investigação contra a malária que já salvou milhares de vidas. Foto: Reuters

As investigações de Satoshi Omura no isolamento de bactérias são complementares às de Campbell, que conheceram impacto sobretudo na aniquilação de parasitas domésticos e de animais de quinta, através da utilização de uma substância conhecida como ivermectin.

Por sua vez, o trabalho da cientista chinesa baseou-se na pesquisa de plantas com efeitos positivos na luta contra a malária. Tu descobriu que um componente extraído da planta “Artemisia annua”, o artemisinin, pode ser decisivo para aniquilar a doença na sua fase inicial.

Segundo The New York Times, esta substância salva mais de 100 mil vidas por ano, só no continente africano.
Consequências "imensuráveis"
Na cerimónia em que foram anunciados os vencedores, os juízes suecos destacam que as duas descobertas “ofereceram à uma humanidade meios poderosos para o combate a doenças debilitantes que afetam a vida de milhões de pessoas todos os anos”.

Acrescenta o comunicado da Academia que as consequências destes estudos para a melhoria da qualidade de vida e saúde são “imensuráveis” e que as doenças parasitárias "têm afetado a humanidade há milénios" e são "um problema sanitário global" que afeta com especial incidência "as regiões e populações mais pobres do mundo".

No ano passado, os cientistas Eric Betzig, William E. Moerner e Stefan W. Hell foram os premiados pelas investigações em microscopia fluorescente compreensão de processos moleculares a uma escala muito pequena.

O Nobel da Fisiologia ou Medicina foi o primeiro a ser atribuído em 2015. Ao longo da semana e até sexta-feira serão anunciados diariamente os prémios Nobel da Física, Química, Literatura e, finalmente, da Paz. Na próxima segunda-feira será anunciado o último prémio por entregar, o Nobel da Economia.
Tópicos
pub