Estado Islâmico ataca Kirkuk em resposta à ofensiva a Mossul

por Jorge Almeida - RTP
Goran Tomasevic - Reuters

A cidade de Kirkuk, no norte do Iraque, foi alvo de uma série de ataques do Daesh. Em Mossul, ninguém sabe quanto tempo vai durar a batalha.

Combatentes do autoproclamado Estado Islâmico realizaram uma série de ataques na cidade iraquiana de Kirkuk. Os alvos foram prédios do Governo, esquadras da polícia e uma central de energia.

As forças iraquianas conseguiram repelir os atacantes.

Entretanto, o jornal de Beirute Al-Sumaria noticiou que três bombistas suicidas se tinham feito explodir junto de instalações da polícia.

Ofensiva a Mossul. Foto: Goran Tomasevic - Reuters

“Todos os terroristas que atacaram os edifícios da polícia de Kirkuk foram mortos, mas alguns ainda estão no distrito de Dumez, afirmou à BBC o general brigadeiro Sarhad Qadir, chefe da polícia do distrito.

Kirkuk é uma cidade multiétnica localizada 290 quilómetros a norte de Bagdad e a 170 quilómetros de Mossul.
Ataque a Mossul
Já na região de Mossul, onde está em curso a ofensiva das forças regulares iraquianas, combatentes do Estado Islâmico incendiaram uma fábrica de produtos químicos.

Um exército de 30 mil homens composto por forças iraquianas, combatentes peshmerga e de tribos sunitas, apoiados pala aviação da coligação internacional, lançou na segunda-feira uma ofensiva para reconquistar a cidade.

Ofensiva a Mossul. Foto: Goran Tomasevic - Reuters

A batalha por Mossul poderá levar semanas ou meses, dependendo da capacidade de resposta dos três mil a cinco mil combatentes do Daesh.

A principal preocupação centra-se na população da cidade, estimada em milhão e meio de pessoas. Estão a ser construídos campos humanitários na região para acolher, nas próximas semanas, uma previsível vaga de refugiados.
Tópicos
pub