CDU e BE apontam "caminhos de convergência" à esquerda

por RTP

Jerónimo de Sousa e Catarina Martins protagonizaram o primeiro debate das eleições legislativas 2015, na RTP. O líder da CDU, que alia PCP e Verdes, e a líder do Bloco de Esquerda reconheceram a coincidência no diagnóstico aos problemas da sociedade portuguesa mas sublinharam que têm propostas e posturas diferentes.

Jerónimo de Sousa afirma que a CDU está disponível para "integrar uma alternativa política" e abre a porta à "convergência de forças políticas e sociais". Mas afasta um cenário de aliança com os socialistas.

Para o secretário-geral do PCP, "a vida tem demonstrado que o PS, em minoria ou com maioria, tem feito a opção de praticar uma política de direita".

Já Catarina Martins defende que "o mais importante é lutarmos contra a austeridade e aí temos um caminho de convergência" com outros partidos de esquerda.

Assume ainda que o "BE está disponível para assumir responsabilidades" se chegar ao Governo. Considera que "o PS não se distingue da direita na questão de fundo do país estar a ficar sem recursos" e que alinha "sistematicamente" com o PSD e o CDS.

Quanto à Europa, Jerónimo de Sousa considera "irresponsável não fazer um estudo e uma preparação para a saída do euro", fazendo um balanço "desastroso" para Portugal da integração da moeda única.

Catarina Martins refere que o euro é uma "máquina de austeridade" e admite que "aprendemos muito com o que aconteceu com a Grécia".

No capítulo da Justiça, o líder da CDU afirma que "problemas políticos não devem ser misturados nem confundidos com questões de justiça" e Catarina Martins afirma que "a Justiça continua a ter problemas graves".
pub