Marcelo diz que Fidel "acompanha tudo o que se passa"

por RTP
Ho - EPA

O Presidente da República afirmou quinta-feira que no seu encontro de quarta-feira com Fidel Castro teve oportunidade de "colocar questões e ouvir a experiência" do líder histórico cubano, que "acompanha tudo o que se passa no dia-a-dia".

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, o antigo Presidente e primeiro-ministro de Cuba "também é uma pessoa bem-disposta", e por isso os dois aparecem sorridentes na fotografia do encontro que foi divulgada.

O Presidente da República não quis adiantar muitos detalhes deste encontro privado, e remeteu para as informações divulgadas pelo jornal oficial do Partido Comunista Cubano.

"Portanto, foi cerca de uma hora e como lá se diz falou-se de passado, presente e futuro. Internacional, em geral. Memórias do passado e o estado das relações bilaterais", disse Marcelo.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a conversa "foi muito abrangente a conversa e foi muito interessante, porque se trata de uma pessoa que, por um lado, acompanha tudo o que se passa dia a dia".

O Presidente da República acrescentou que teve oportunidade de "colocar questões e ouvir naturalmente a experiência e o ponto de vista de uma pessoa com uma vida muito cheia".

Interrogado se tinha oferecido algum presente a Fidel Castro, respondeu que não, mas adiantou que o líder histórico cubano "muito simpaticamente" lhe escreveu uma dedicatória num livro de fotografias antigas.

(C/Lusa)
pub