Advogado aguarda instruções de Sócrates antes de comentar medida de coação

por Lusa

Lisboa, 24 fev (Lusa) -- O advogado João Araújo disse hoje já ter sido notificado do despacho do juiz Carlos Alexandre sobre a reavaliação da medida de coação de José Sócrates, mas aguarda instruções do ex-primeiro-ministro, antes de tecer qualquer comentário.

Em comunicado enviado às redações, João Araújo indica que foi hoje notificado, pelas 12:45, do despacho do juiz de instrução Carlos Alexandre, recusando-se a revelar o teor da decisão, alegando segredo de justiça.

Fonte ligada ao processo revelou à Lusa que José Sócrates e o empresário Carlos Santos Silva vão continuar em prisão preventiva, no âmbito do processo "Operação Marquês", enquanto João Perna, ex-motorista do antigo líder do PS, viu a medida de coação de prisão domiciliária ser alterada para liberdade provisória, mediante apresentação semanal à autoridade policial.

João Araújo adianta que não fará qualquer comentário público sobre o teor do despacho, "antes de poder recolher" de José Sócrates "os seus pontos de vista e as instruções", que irá "obter no curto prazo que se justifica e impõe".

"Posso, em todo o caso, antecipar que o engenheiro José Sócrates nada espera, seja para o que for, do senhor procurador da República ou do senhor juiz de instrução", comentou o advogado.

Sócrates está em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Évora, indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, num processo que tem também como arguidos João Perna, o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o administrador da farmacêutica Octapharma, Paulo Lalanda Castro.

Tópicos
pub