Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h32 - ASAE abre quatro processos em fiscalização sobre desconfinamento em Lisboa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou quatro processos de contraordenação numa ação de fiscalização às regras de desconfinamento, direcionada a cafés, restaurantes e outros estabelecimentos em Lisboa, segundo dados provisórios.

Dois dos quatro processos de contraordenação instaurados, até às 22h00 de hoje, resultaram de incumprimento de regras de distanciamento social devido à covid-19, explicou à Lusa o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.

Outros dois processos instaurados, entre 25 operadores económicos fiscalizados nas primeiras duas horas da operação em Lisboa, resultam da falta de comunicação prévia do início da atividade e falta de aviso para a restrição da venda de bebidas alcoólicas, acrescentou.

A ASAE, em cooperação com a PSP, está a desenvolver desde as 20h00 em Lisboa, e desde as 22h00 no Porto e Coimbra, a ação `Convívio Seguro`, com um total de 30 inspetores no terreno, 18 destes na capital.

"O objetivo é verificar nos operadores económicos, como cafés ou restaurantes, as condições para que exista de facto um convívio seguro. É uma primeira abordagem a este novo quadro e no futuro ações deste tipo podem ser reforçadas com maior capacidade de intervenção", referiu Pedro Portugal Gaspar.

23h28 - Brasil regista 98.832 casos e tem segundo dia com mais infeções de sempre

O Brasil contabilizou 2.495 mortes e 98.832 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o segundo dia com mais infeções diárias desde o início da pandemia, segundo dados do executivo hoje divulgados.

O número de novos casos hoje registados supera apenas os de 25 de março último, quando o país contabilizou 100.158 diagnósticos positivos num só dia.

No total, o Brasil concentra 17.801.462 casos positivos do novo coronavírus e aproxima-se das 500 mil vítimas mortais (498.499), num momento em que os números parecem confirmar a tese de especialistas de saúde, que há semanas anunciam a chegada ao país de uma terceira vaga da pandemia.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, a taxa de incidência da doença em solo brasileiro é agora de 237 mortes e 8.471 casos por 100 mil habitantes, e a taxa de letalidade permanece em 2,8%.

São Paulo, o estado mais rico e populoso do país, com 46 milhões de habitantes, continua a ser o foco da pandemia no Brasil, totalizando 3.552.727 casos positivos e 121.238 óbitos, e voltou a registar uma tendência de aumento no número de mortes esta semana, o que não acontecia desde 12 de abril.

A nível global, o Brasil, com 212 milhões de habitantes, é o segundo país com mais mortos em todo o mundo em números absolutos, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais infeções, antecedido pelos norte-americanos e pela Índia.

23h06 - Universidade de Aveiro com 25 casos ativos

A Universidade de Aveiro (UA) tem atualmente 25 casos ativos de covid-19, informou hoje fonte da academia.

Numa nota enviada à comunidade académica, a que a Lusa teve acesso, o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, refere que entre os dias 15 e 18 de junho, as autoridades de saúde confirmaram 17 infeções por SARS-CoV-2 na comunidade UA e a recuperação de um dos casos positivos.

“A esmagadora maioria dos casos que temos reportado ocorrem no exterior da UA, em ambiente social ou familiar. Como sempre, reportamos todos os casos, independentemente da sua origem ou âmbito geográfico, desde que afetem um membro da comunidade académica”, refere a mesma nota.

O reitor adverte ainda que a segurança da comunidade depende do empenho de cada um, lembrando que as novas variantes do vírus tornam ainda mais importante uma conduta responsável e segura, sobretudo fora da Universidade, onde as condições de segurança podem não ser sempre ideais. No último ponto de situação, a 14 de junho, a UA tinha nove casos ativos de covid-19.

22h57 - São Tomé e Príncipe recebe mais um lote de 24 mil vacinas AstraZeneca

O Governo são-tomense recebeu mais um lote de 24 mil doses de vacinas AstraZeneca destinado a "continuar o programa de vacinação contra a covid-19", marcada para o dia 23 deste mês, indicou hoje fonte sanitária.

"Houve os atrasos que houve, mas as vacinas chegaram finalmente e toda a nossa equipa com apoio dos nossos parceiros estão preparados, alicerçados certamente com a experiência do primeiro lote", disse o ministro da Saúde, Edgar Neves.

"Todas as medidas vão ser tomadas no sentido que o processo se desencadeie da melhor forma, com maior rigor e segurança que é isso que nós desejamos", afirmou o governante, que pediu "maior engajamento no sentido” de “vacinar o máximo de pessoas previstas nessa fase".

Solange Barros, responsável pelo programa nacional de vacinação contra a covid-19, revelou que o alvo da próxima campanha serão os "professores de todos os níveis de ensino, taxistas, mototáxis e pessoas implicadas na primeira fase que não puderam ser vacinadas".

22h48 - Lisboa e Vale do Tejo pode ultrapassar os 240 casos em menos de 15 dias

Lisboa e Vale do Tejo pode ultrapassar 240 casos de infeção com o novo coronavírus por 100 mil habitantes em 15 dias e a variante Delta deve sobrepor-se nas próximas semanas, refere a análise de risco da pandemia.

“O Rt (índice de transmissibilidade do vírus) apresenta valores superiores a 1 ao nível nacional (1,14) e em todas as regiões de saúde, sugerindo uma tendência crescente. Esta tendência crescente é mais acentuada na região de Lisboa e Vale do Tejo, que apresenta um Rt de 1,20”, adianta o relatório das “linhas vermelhas” da pandemia de covid-19 hoje divulgado.

Segundo o documento da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), mantendo-se este ritmo de crescimento de infeções, o tempo para atingir a taxa de incidência acumulada a 14 dias de 120 casos por 100 mil habitantes será inferior a 15 dias a nível nacional e no Algarve.

A região Lisboa e Vale do Tejo “poderá ultrapassar o limiar da incidência acumulada a 14 dias de 240 casos por 100 mil habitantes em menos de 15 dias”, referem as autoridades de saúde, que estimam que, nas próximas semanas, a variante Delta, associada à Índia, “se possa sobrepor à Alpha, a estirpe associada ao Reino Unido e que foi a dominante em Portugal em maio.

“Até 16 de junho, foram identificados 157 casos da linhagem Delta (mais 65 novos casos desde o último relatório). Existe transmissão comunitária desta variante, mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo”, avança o relatório da DGS e do INSA.

22h41 - Guiné-Bissau regista mais cinco casos

A Guiné-Bissau registou mais cinco casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

Segundo os dados, na quinta-feira, foram registados mais nove casos para um total acumulado de 3.824 e realizados 291 testes.

22h30 - Cinco autocarros vão andar no concelho de Cascais a testar a população

A Câmara de Cascais vai ter, a partir de segunda-feira, cinco autocarros a percorrer o concelho para fazer testes rápidos e gratuitos a residentes e não residentes, dando prioridade a pessoas não vacinadas, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Cascais, no distrito de Lisboa, explica que a testagem contra a covid-19 vai ser feita em todos os pontos do concelho em que existe “maior concentração de pessoas”, como zonas de restauração, terminais rodoviários e ferroviários.

22h22 - Variante Delta em vias de tornar-se dominante em Portugal

O relatório das "linhas vermelhas" da pandemia de covid-19 chama a atenção para o facto da Variante Delta poder ser dominante nas próximas semanas em Portugal. O relatório da responsabilidade do Instituto Ricardo Jorge identifica 157 casos desta variante indiana.

O facto é apontado como a possível causa da subida elevada de contágios Covid na área metropolitana de Lisboa.

22h12 - Países Baixos flexibilizam novamente medidas de restrição

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou hoje uma flexibilização das restrições contra a Covid-19 nos Países Baixos, onde o uso de máscara só será agora obrigatório nos transportes públicos e nas escolas de ensino secundário.

A nova série de medidas entrará em vigor a 26 deste mês, disse Rutte numa conferência de imprensa. A partir desta data, o uso de máscara deixará de ser obrigatório onde o distanciamento social puder ser respeitado, à exceção dos transportes públicos e do ensino secundário.

21h39 - Albufeira e Loulé recuam também no desconfinamento

Autarcas, empresários e autoridades de saúde apelam no entanto à revisão do cálculo da taxa de incidência. Dizem que os números do contágio nesta região estão inflacionados pela presença de turistas.


21h30 - Autoridades fiscalizam cumprimento das restrições na grande Lisboa

Na capital há alguma vida e até écrans para ver a bola, apesar das proibições da autarquia que vigoram durante todo o período do Euro por questões sanitárias.

A área metropolitana de Lisboa abrange 18 municípios e são 18 as exceções às proibições. As autoridades já estão a fiscalizá-las.

A área metropolitana de Lisboa tem quase três milhões de residentes e concentra 30 por cento das empresas nacionais. As restrições terminam 2ª feira, às 6h da manhã

21h24 - Marcelo recusa pronunciar-se sobre confinamento de fim-de-semana

António Costa diz que fechar a Grande Lisboa ao fim de semana é uma medida de razoabilidade e bom senso. O primeiro-ministro lembra que dois terços dos novos contágios estão nesta região. O presidente da República diz que a medida é da competência do governo mas repete que não vê razões para um regresso ao estado de emergência.


21h19 - Cabo Verde com mais 52 infetados e uma morte em 24 horas

Cabo Verde registou 52 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, e uma morte, elevando para 31.910 o acumulado de casos da doença desde março de 2020, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.037 amostras desde quinta-feira, com uma taxa de positividade global para o novo coronavírus de 5%.

21h02 - Merkel e Macron pedem “máxima vigilância” face às mutações no Reino Unido

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, apelaram hoje à manutenção da "vigilância" face às variantes mais agressivas do covid-19, apesar dos progressos face à pandemia nos dois países.

"A evolução é encorajadora", indicou a líder alemã, numa alusão à incidência e ao recuo consolidado de novos casos, mas a "experiência do Reino Unido obriga a manter a vigilância", acrescentou.

"Estamos a observar a evolução da variante Delta no Reino Unido. Devemos manter uma vigilância muito elevada para evitar a extensão destas variantes", referiu por sua vez Macron, ao recordar que o seu país mantém as máximas restrições aos viajantes do Reino Unido, à semelhança da Alemanha.

20h45 - Madeira regista seis novos casos e 52 situações suspeitas

A Madeira registou hoje seis novos casos de covid-19, quatro recuperações e 52 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o arquipélago assinala agora 68 infeções ativas, com dois doentes hospitalizados.

Entre os novos positivos, quatro são de transmissão local e dois foram importados, do Reino Unido e de Itália, sendo que a região passa a contabilizar 9.568 casos de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia.

20h28 - Moçambique regista mais 194 casos e sem mortes nas últimas 24 horas

Moçambique registou mais 194 casos de covid-19, sem óbitos nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde em nota de atualização de dados sobre a pandemia. O país mantém-se com um total acumulado de 844 mortes e eleva o número de casos para 72.123, dos quais 97% recuperados, existindo ainda 40 internados.

20h17 - Rt passa de 1,12 para 1,20 em Lisboa e Vale do Tejo

Lisboa e Vale do Tejo é a região do país que apresenta o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 mais elevado, tendo aumentado dos 1,12 para os 1,20 numa semana, anunciou hoje o INSA.

Segundo o relatório semanal da curva epidémica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a região de Lisboa e Vale do Tejo apresenta um Rt - que estima o número de casos secundários resultantes de uma pessoa infetada – de 1,20, quando no relatório divulgado a 11 de junho este indicador situava-se nos 1,12.

Os dados de hoje indicam ainda que a Madeira é a única região do país com um Rt inferior ao patamar de 1 (0,98), enquanto o Norte está com 1,04, o Centro 1,07, o Alentejo 1,13, o Algarve 1,19, e os Açores 1,09.

19h44 - Palestinianos cancelam acordo para troca de um milhão de vacinas com Israel

A Autoridade Palestiniana cancelou hoje o acordo de transferência, por Israel, de um milhão de doses de vacinas anti-covid cujo prazo está a expirar, em troca de um número semelhante do fármaco que os palestinianos deviam receber mais tarde.

A Autoridade Palestiniana argumentou que as doses, que Israel começou hoje a enviar para a Cisjordânia ocupada, estão perto de expirar.

Nas redes sociais, os responsáveis palestinianos receberam fortes críticas depois de o acordo ter sido anunciado, em que se sublinhou que aceitaram “vacinas com uma qualidade abaixo da média”, razão pela qual, argumentam, “podem não ser eficazes”.

19h35 - Infarmed registou mais de 7.500 suspeitas de reações adversas à vacina

Mais de 7.500 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram notificadas em Portugal, entre as quais 51 casos de morte em idosos, segundo segundo um relatório do Infarmed hoje divulgado.

"Os casos de morte ocorreram num grupo com uma mediana de idades de 78,5 anos e não pressupõem necessariamente a existência de uma relação causal com a vacina administrada, uma vez que podem também decorrer dos padrões normais de morbilidade e mortalidade da população portuguesa", salienta o "Relatório de Farmacovigilância – Monotorização da Segurança das Vacinas contra a covid-19 em Portugal".

19h00 - Autarquias já podem concorrer a apoio para compensar despesas com pandemia

As autarquias vão poder concorrer até ao final de julho a um apoio comunitário para serem ressarcidas das despesas realizadas no âmbito do combate à pandemia de covid-19, num montante máximo de 150 mil euros, anunciou hoje o Governo.

18h53 - BE diz que discutir medidas na AML interessa "pouco" e defende mais teste e mais vacinas

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou hoje que o aumento da testagem, o reforço da vacinação e garantia de fixação dos profissionais de saúde no Serviço Nacional de Saúde, são essenciais para controlar a pandemia.

"A discussão da medida mais assim ou mais assado é uma discussão que interessa pouco ao país. O Governo terá de tomar as medidas que achar necessárias. Repito, há três critérios que para nós são importantes e que sem eles não teremos capacidade para controlar a pandemia: mais testes, vacinas mais rápidas, profissionais no Serviço Nacional de Saúde [SNS] respeitados para que possam continuar a fazer o trabalho extraordinário que têm feito", afirmou, escusando-se a comentar em concreto as medidas restritivas aplicadas pelo Governo na Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Catarina Martins sublinhou que no Bloco de Esquerda nunca discutiu cada uma das medidas que é implementada, mas admitiu, sem especificar quais, que o partido tem tido "algumas dúvidas sobre algumas medidas". Ainda assim, para a coordenadora do BE o essencial "é controlar a pandemia".

"Como sabem os ajuntamentos dentro da Área Metropolitana de Lisboa são um problema quer as pessoas circulem ou não para fora da Área Metropolitana. E repito, é muito necessário, mais testes, vacinas ainda mais rápidas e profissionais no Serviço Nacional de Saúde que se sintam respeitados, porque estão a fazer um trabalho extraordinário", reiterou.

A coordenadora do BE considera que face ao aumento de número de novos casos e a possibilidade de uma quarta vaga de Covid-19 já avançada por alguns especialistas, que “é natural que sejam precisas medidas de contenção”, mas sublinha que a travagem dos contágios depende de outras três medidas.

18h39 - Hotéis do Alentejo com "alguns cancelamentos" por restrições em Lisboa

Vários hotéis do Alentejo registaram "alguns cancelamentos" de reservas para este fim de semana, devido às restrições de circulação impostas à Área Metropolitana de Lisboa.

O Convento do Espinheiro, em Évora, foi aquela que referiu a taxa de cancelamentos mais elevada. Fonte da unidade indicou que o "volume de cancelamentos" rondava os "30 a 40 por cento" até à manhã de hoje, "essencialmente clientes de Lisboa".

Já no distrito de Portalegre, fonte do Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, disse à Lusa que registou "alguns cancelamentos" de reservas para o fim de semana devido à situação que se vive na região de Lisboa, acrescentando que a taxa de cancelamentos é da ordem dos "10 por cento". Em Portalegre, no Hotel José Régio, fonte da unidade hoteleira explicou à Lusa que foram “registadas algumas alterações”, com clientes oriundos da zona de Lisboa, tendo os mesmos pedido para mudar as datas de estadia.

A mesma fonte indicou que esse pedido efetuado pelos clientes se situa "na ordem dos 10 por cento".

Várias outras unidades de Évora, Beja e do litoral alentejano confirmaram ter tido "alguns cancelamentos" nos últimos dias, mas não forneceram números concretos.

18h20 - Itália com 1.147 novos casos e 15 milhões vacinados com duas doses

Itália registou 1.147 novos casos de covid-19 e 35 mortes nas últimas 24 horas, enquanto mais de 15 milhões de pessoas foram já vacinadas com as duas doses da vacina, indicam hoje dados do Ministério da Saúde italiano.

Desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, Itália acumulou 4.250.902 casos de infeção com o novo coronavírus, a que estão associadas 127.225 mortes. Os novos casos de infeção permanecem no mínimo, nos níveis de setembro passado, e caíram ligeiramente em comparação com as 1.325 reportadas na véspera.

17h47 - Índice de transmissibilidade continua elevado no Reino Unido

O Reino Unido registou 11 mortes e 10.476 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com dados hoje divulgados pelo Governo britânico, que também confirmaram que o índice de transmissibilidade (Rt) continua elevado.

Apesar de o Rt continuar inalterado em entre 1.2 e 1.4 em Inglaterra, mesmo assim indica que a pandemia covid-19 está em crescimento exponencial devido à variante Delta, dominante no país.

Dados de hoje da agência de saúde Public Health England mostram que o número de casos desta variante no Reino Unido duplicaram de 33.630 na semana passada para um total de 75.953, a maioria em jovens que não estão vacinados.

17h37 - OMS preocupada com disseminação de variante Delta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou-se hoje preocupada com a disseminação da variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2, mais transmissível e que se está a tornar cada vez "mais proeminente".

Na habitual videoconferência de imprensa sobre a evolução da pandemia da covid-19, o diretor-executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS, Mike Ryan, disse que a variante - identificada pela primeira vez na Índia, mas em circulação em mais de 70 países, incluindo Portugal - "está a tornar-se mais proeminente e dominante em algumas partes" do mundo.

"E isto é preocupante, dada a informação que temos sobre a sua transmissibilidade", afirmou.

A variante Delta do SARS-CoV-2 é apontada como sendo 60% mais contagiosa do que o vírus original.

Em Portugal, esta estirpe tem sido associada ao aumento de casos de infeção na Área Metropolitana de Lisboa, que passou a estar confinada aos fins-de-semana.

17h20 - Novos casos em África em 24 horas quase o dobro dos recuperados da doença

Mais 416 mortes associadas à covid-19 foram registadas em África nas últimas 24 horas, com o número de novos casos a ser praticamente o dobro dos doentes recuperados, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de mortes no continente desde o início da pandemia é agora 136.446.

Nas últimas 24 horas registaram-se 29.357 novos casos, num total de 5.138.245 infetados, enquanto os recuperados da doença foram 15.084, dos 4.573.516 contabilizados.

17h13 - Espanha regista 4.214 novos casos e 18 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou 4.214 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.757.442 o total de infetados até agora, segundo avançou hoje o Ministério da Saúde espanhol.

Os serviços sanitários também notificaram mais 18 mortes atribuídas à pandemia desde quinta-feira, havendo agora um total de 80.652 óbitos.

A incidência acumulada (contágios) continua a sua trajetória descendente, passando de 97 (quinta-feira) para 96 casos diagnosticados por cada 100.000 habitantes.

17h03 - Itália volta a impor quarentena a viajantes do Reino Unido

Itália anunciou hoje que os passageiros procedentes do Reino Unido deverão cumprir novamente uma breve quarentena, enquanto os de outros países poderão entrar livremente se possuírem o passe sanitário anti-covid.

A quarentena obrigatória de cinco dias para os passageiros procedentes do Reino Unido entrará em vigor na próxima segunda-feira, 21 de junho, precisou o Ministério da Saúde italiano.

“Assinei hoje um novo despacho que permite a entrada [em Itália] aos passageiros provenientes dos países da União Europeia e dos Estados Unidos, Canadá e Japão com certificado verde”, anunciou o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, na rede social Facebook.

O certificado verde é um certificado sanitário que atesta a vacinação, a cura ou o resultado negativo de um teste anti-covid, indicou o ministro.

16h54 - Task-force. Vacinados com 1.ª dose da AstraZeneca devem esperar por convocação

As pessoas que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca deverão aguardar pela receção de um SMS ou telefonema de agendamento da segunda dose, disse hoje à Lusa uma fonte da ‘task force’.

A agência Lusa questionou hoje a ‘task force’ para o plano de vacinação sobre se já começaram a chamar as pessoas para receber a segunda dose desta vacina, depois de a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, ter anunciado na quinta-feira que iam iniciar a convocação destas pessoas devido ao encurtamento do intervalo entre as duas tomas de 12 para oito semanas.

Em resposta, a fonte afirmou por escrito que “o plano de vacinação está a ser adaptado de forma a cumprir com o intervalo entre doses recomendado” na norma divulgada na quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde.

Como tal, adiantou, “as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca deverão aguardar pela receção de um SMS ou telefonema de agendamento da segunda dose”.

A atualização da norma nº 003/2021 da DGS altera o período de intervalo entre doses da vacina Vaxzevria, conhecida como Astrazeneca.

Com esta alteração, o período entre doses passa de 12 semanas para um período de oito a 12 semanas, sendo atualmente recomendado o intervalo de oito semanas, de forma a garantir a mais rápida proteção conferida pelo esquema vacinal completo de Vaxzevria, perante a transmissão de novas variantes, refere a ‘task force’ na resposta escrita enviada à Lusa.

16h40 - OMS considera dececionante eficácia de vacina candidata da alemã CureVac

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje dececionantes os resultados de eficácia da vacina candidata para a covid-19 da empresa biofarmacêutica alemã CureVac, embora ressalvando que nem sempre os ensaios clínicos são bem-sucedidos.

"Os resultados são inferiores ao limite dos 50% que tínhamos fixado, pelo que é dececionante", afirmou a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, na habitual videoconferência de imprensa sobre a evolução da pandemia, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça.

Novos dados preliminares sobre a vacina candidata da CureVac revelam que previne a doença covid-19 com uma eficácia de 47%, apesar de assentar na mesma tecnologia (ARN mensageiro) das vacinas dos laboratórios Moderna e Pfizer/BioNTech, que apresentam uma eficácia substancialmente maior, acima dos 90%.

16h28 - Variante Delta representa quase 90% dos novos casos em Moscovo

Quase 90% dos novos casos registados de covid-19 em Moscovo devem-se à variante Delta do coronavírus, anunciou hoje o presidente da câmara da capital russa para justificar algumas restrições adotadas, que não são ainda medidas de confinamento severas.

“De acordo com os últimos dados que obtivemos, 89,3% dos doentes estão infetados com um coronavírus que sofreu uma mutação designada como Delta, a variante indiana. E ela é mais agressiva, alastra mais rapidamente”, afirmou Sergueï Sobianin à estação televisiva Pervi Kanal.

“É por essa razão que estamos a assistir a uma subida em flecha da mortalidade e a um acentuado aumento das hospitalizações”, acrescentou.

Moscovo já aumentou esta semana de 13.000 para 17.000 o número de camas destinadas aos doentes de covid-19 e pretende aumentar a capacidade dos hospitais para 20.000 nos próximos dias. Esta medida surge depois de a capital russa de entre 12 e 13 milhões de habitantes ter registado 9.056 novos casos em 24 horas, um recorde desde o início da pandemia e o triplo do número registado há menos de duas semanas.

16h10 - Presidente da República pede “serenidade e bom senso” neste “momento de transição” da pandemia

Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações em Nova Iorque, nas Nações Unidas, afirmou que Portugal está agora a viver um “momento de transição” até vacinar a maioria da população. “Daqui a uns meses teremos mais de um milhão de pessoas vacinadas”, disse o Presidente da República. “Este compasso de espera pode ser difícil”, afirmou, apelando, por isso, à “serenidade e bom senso”.

Sublinhando o “bom ritmo” da vacinação em Portugal, o chefe de Estado português destacou ainda dois dados positivos da pandemia: o baixo número de mortes que tem vindo a ser registado e a repercussão nos internamentos e nos cuidados intensivos “que não tem nada a ver com os milhares de internados que tivemos”.

“Estes dois dados, nesta corrida contra o tempo no período de transição, são positivos”, afirmou Marcelo.

16h03 - Um terço dos casos no Algarve são estrangeiros residentes ou de férias

Um terço dos casos de covid-19 no Algarve são de estrangeiros, na sua maioria turistas, disse hoje a delegada de Saúde regional, pedindo que a fórmula de cálculo da taxa de incidência seja revista.

Desde 01 junho, houve um total de 456 casos positivos na região, dos quais 34% de pessoas de outras nacionalidades, com maior incidência nos britânicos (46%), franceses (10%) e brasileiros (9%), revelou Ana Cristina Guerreiro em conferência de imprensa.

Segundo aquela responsável, existem concelhos onde os casos entre os estrangeiros, quer residentes, quer turistas, representam mais de 50% do total, com Albufeira em primeiro lugar (65%), Aljezur (57%) e Tavira (54%).

O número de casos de covid-19 no Algarve triplicou na última semana, passando de uma média de 26 casos por dia, até ao início desta semana, para 84, nos últimos três dias, colocando a taxa de incidência da doença em 117 casos por 100 mil habitantes.

15h48 - Aumenta para 40 o número de concelhos com incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes

Portugal tem hoje 40 concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, mais 18 do que na última sexta-feira.

Segundo os dados hoje divulgados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), dos 40 concelhos com incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes, 18 pertencem à Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Lisboa e Sesimbra são os concelhos da AML que têm mais de 240 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, tendo os restantes 16 uma incidência superior a 120 casos. O concelho de Lisboa tem uma incidência de 306 casos por 100 mil habitantes.

Os concelhos da AML que estão neste patamar são Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

15h10 - R(t) e incidência voltam a aumentar

De acordo com o boletim, a incidência chegou aos 100 casos por 100 mil habitantes, situando-se, concretamente, nos 100,2 casos a nível nacional e continental. Na análise anterior, a incidência era de 91 a nível nacional e 90,5 no continente.

O R(t) é agora de 1,14 a nível nacional e 1,15 no continente. Na atualização anterior, na quarta-feira, este valor situava-se em 1,12 e 1,13, respetivamente.

14h55 - Portugal regista 1298 novos casos e quatro mortes

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde reporta 1298 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, o que confirma os números avançados pelo primeiro-ministro António Costa esta manhã. Este é o terceiro dia consecutivo em que Portugal está acima das mil infeções diárias. Foram ainda registados mais quatro óbitos.

Lisboa e Vale do Tejo tem 66 por cento dos novos casos, o que corresponde a 862 infeções. A região norte reportou 194 casos, o Algarve 88, o centro 76 e o Alentejo 39. Do total de óbitos, três foram registados em Lisboa e Vale do Tejo e um no Alentejo.

Os internamentos voltaram a aumentar. Há mais 27 doentes em enfermaria e seis em unidades de cuidados intensivos (UCI). No total, estão atualmente internados 391 doentes, dos quais 94 em UCI.

O relatório reporta ainda mais 686 recuperados, para um total de 818.440. Existem hoje mais 608 casos ativos e mais 2943 contactos em vigilância.

Desde que foi reportado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, já foram confirmados 862.926 casos e 17.061 óbitos.

14h40 - OMS afirma que variante Delta está a tornar-se globalmente dominante

A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu esta sexta-feira que a variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, está a tornar-se a estirpe dominante a nível global.

"A variante Delta está a caminho de se tornar a variante dominante a nível global por causa da sua maior transmissibilidade", disse Soumya Swaminathan em entrevista coletiva.

Um estudo da Direção-Geral da Saúde de Inglaterra concluiu que esta variante é 60 por cento mais transmissível do que a variante britânica.

14h33 - Governo garante esforço de equidade regional na vacinação

O Governo garante que está a fazer um esforço para dar uma maior equidade às diferentes regiões do país no que toca à vacinação. Ainda assim, o Secretário de Estado da Saúde diz que os números são similares, ao contrário das evoluções epidemiológicas que são fonte de preocupação.


14h15 - Restrições em Lisboa. PSP detalha ações de fiscalização

Ouvido pela RTP, o comissário da Polícia de Segurança Pública Artur Serafim adiantou que o dispositivo vai estar atento à circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa.
A PSP vai também estar atenta ao movimento de pessoas em espaços de restauração e diversão.

14h07 - Ministra da Saúde admite que o país está em contraciclo com a maioria da Europa

A ministra da saúde admite que o país está em contraciclo com a maioria da Europa e está preocupada com a situação de Lisboa e Vale do Tejo.
Marta Temido confirma que os hospitais da região já estão de prevenção, até pelo aumento da variante indiana.

13h57 - Pandemia já matou 3,84 milhões de pessoas no mundo

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 3.844.390 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

Mais de 177.353.000 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que, levando em consideração o excesso de mortalidade direta e indiretamente vinculado à covid-19, os resultados da pandemia podem ser duas a três vezes superiores aos registados oficialmente.

Na quinta-feira, 9.750 novas mortes e 386.604 novos casos foram registados em todo o mundo.

Os países que registaram o maior número de novas mortes nos seus levantamentos mais recentes são o Brasil com 2.311 novas mortes, Índia (1.587) e Colômbia (596).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 600.934 mortes em 33.508.906 casos, segundo o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 496.004 mortes e 17.702.630 casos, a Índia com 383.490 mortes (29.762.793 casos), o México com 230.792 mortes (2.467.643 casos) e o Peru com Peru com 189.757 mortos (2.019.716 casos).

13h34 - Tribunal belga ordena AstraZeneca a entregar 50 milhões de doses da vacina até 27 de setembro

Decisão em primeira instância foi conhecida ao início da tarde.

Em caso de não cumprimento a farmacêutica terá que pagar uma indemnização 10 euros por dose não entregue.

Decisão com o argumento de que a AstraZeneca cometeu uma falha grave nas suas obrigações contratuais com a União Europeia.

13h28 - Restrições na Área Metropolitana de Lisboa não foram recebidas com surpresa

13h27 - Parlamento aprova prorrogação das moratórias bancárias até final do ano

O parlamento aprovou hoje a prorrogação e alargamento das moratórias bancárias, que terminavam no final de setembro, até 31 de dezembro, na componente de reembolso de capital, para particulares e empresas de setores especialmente afetados pela pandemia de covid-19.

O texto final apresentado pela Comissão de Orçamento e Finanças relativo a um projeto de lei do PCP foi aprovado na votação final global com a abstenção do PS e votos a favor do PSD, Bloco de Esquerda, PCP, CDS-PP, PAN, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e as deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

De acordo com o texto final aprovado hoje, "as entidades que pretendam beneficiar da prorrogação prevista no presente artigo devem comunicar às instituições esse facto no prazo mínimo de 20 dias anteriores à data de cessação da medida de apoio de que beneficiam".

13h14 - Açores com 30 novos casos positivos e 19 recuperações

13h13 - Madeira ainda não identificou casos de infeção pela variante Delta

12h59 - Primeiro-ministro revela na Bélgica que hoje há mais 1290 casos de Covid-19 em Portugal, quase 900 em Lisboa e Vale do Tejo

Sobre a decisão de fechar a AML, António Costa afirmou que era "necessário adotar medidas para controlar a situação em Lisboa. Quando olho para a realidade dos números percebo que dois terços do problema estão centrados na AML e depois o resto do pais está relativamente tranquilo".

Disse o PM que o "bom senso manda fazer tudo o que é necessário e nada mais do que o necessário" e que "o comportamento de poucos pode vir a destruir o trabalho de muitos".

"Se as pessoas não têm consciencia daquilo que têm que fazer é impossível", disse o PM. Costa afirmou que na via pública as autoridades têm estado a atuar "mas todas as indicações que temos é que grande parte das contaminações são em festas particulares ou familiares. E aí o Estado não pode fiscalizar".

O PM adianto ainda que "na próxima semana vamos aprovar legislação sobre o certificado digital permitindo" para que o tem a realização de "um conjunto vários de actividades".

Será, continuou, um "incentivo" para que as pessoas realizem testes.

O PM voltou a negar divergências com o Presidente da República


12h45 - Governo confirma cerca de mil infeções e cinco óbitos em pessoas vacinadas

As mais de seis milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já administradas em Portugal traduziram-se em cerca de 1.000 reinfeções com o vírus SARS-CoV-2 e em cinco mortes, adiantou hoje o Governo.

Numa intervenção na Assembleia da República, na sequência de uma interpelação do CDS-PP ao Governo sobre a gestão da pandemia pós-estado de emergência, o secretário de Estado Adjunto da Saúde reconheceu que o tema é uma "preocupação", mas fez questão de relativizar o impacto desses números no quadro da pandemia a nível nacional.

"Temos cerca de 1.000 infetados e cerca de cinco mortes em 6,6 milhões de pessoas vacinadas. Diria que o número de infetados é menos de 0,1% e em número de mortes é menos de 0,08%. São números ínfimos. De qualquer forma, todos os números nos preocupam e, garantidamente, estamos a monitorizar juntamente com a Direção-Geral da Saúde e sempre preocupados, porque uma vida é uma vida", disse António Lacerda Sales.

12h06 - Jogos Olímpicos com ou sem público?

Presidente dos Jogos Olímpicos de Tóquio Seiko Hashimoto afirmou que concorda que seria melhor não haver público este ano mas acrescenta que vai trabalhar com a organização para que os Jogos tenham espetadores com todas as regras de segurança, uma vez que outros eventos desportivos o fizeram com sucesso.

12h05 - Noruega termina com restrições de horários em restaurantes e bares

11h09 - 2021 será "decisivo" para futuro do SNS, admite Governo

O secretário de Estado adjunto e da Saúde admite que o ano 2021 será decisivo para preparar o futuro do Serviço Nacional de Saúde, defendendo o que disse ser o "percurso transformador" de Portugal durante a pandemia.

"O ano 2021 será decisivo para preparar o futuro do SNS, através da redução das desigualdades e das assimetrias. Mas é preciso olhar para o capital humano que temos, melhorando cada vez mais as condições de trabalho, que é fundamental para o progresso das instituições", afirmou António Lacerda Sales, durante uma interpelação do CDS-PP sobre a gestão da pandemia pós-estado de emergência, no Parlamento.

No arranque da interpelação ao Executivo, o CDS-PP criticou as declarações do Presidente da República, quando Marcelo Rebelo de Sousa disse que não haveria "volta atrás" no desconfinamento, considerando-as de "uma enorme infelicidade". Mas lamentou também a "comunicação desastrosa" do Governo.

"Se a frase do senhor Presidente da República segundo a qual não há volta atrás é, no mínimo, de uma enorme infelicidade, porque contraditória com tudo o que tinha sido dito antes, o ping pong que se seguiu entre PR e primeiro-ministro do tipo quem manda sou eu, quem manda és tu foi absurdo. Digo-o nos mesmos termos em que no passado critiquei o excesso de Dupond e Dupont entre ambos", verberou o líder da bancada do CDS-PP, Telmo Correia.

10h55 - UE dá luz verde a turistas dos EUA e começa a levantar restrições a Macau

O Conselho da União Europeia (UE) acrescentou hoje os Estados Unidos à lista de países e territórios cujos cidadãos podem fazer viagens não-essenciais para território comunitário e levantar gradualmente as restrições a Macau, no âmbito das medidas anti-covid-19.

Segundo um comunicado, o Conselho, ao abrigo da revisão periódica da lista de países e territórios cujos cidadão têm luz verde para entrar na UE, foram acrescentados os Estados Unidos da América, a Macedónia do Norte, a Sérvia, a Albânia, o Líbano e Taiwan.

Foi ainda decidido o levantamento gradual das restrições imposta às regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong, mantendo-se o princípio da proporcionalidade para a China, ou seja, só serão autorizadas viagens não essenciais da China para a UE quando Pequim permitir também viagens de lazer de cidadãos comunitários.

A lista já incluía Austrália, Israel, Japão, Nova Zelândia, Ruanda, Coreia do Sul, Tailândia e Singapura.

Os residentes de Andorra, Mónaco, São Marino e Vaticano devem ser considerados como residentes da UE para efeitos da presente recomendação.

10h53 - Porta-voz do Governo alemão diz que a propagação da variante Delta no Reino Unido e em Portugal pode ser um tema na Cimeira da UE

10h34 - PM espanhol diz que Espanha vai levantar a obrigação do uso de máscaras a partir de 26 de junho

"Este fim-de-semana será o último com máscaras", afirmou.

10h11 - Governo recusa inconstitucionalidade na imposição de limites à circulação na AML

O Governo recusou hoje a existência de qualquer inconstitucionalidade na medida que impõe limites à circulação na Área Metropolitana de Lisboa (AML), alegando que essas restrições estão "expressamente previstas" na Lei de Bases da Proteção Civil.

Na quinta-feira, o Conselho de Ministros anunciou a proibição da circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) aos fins de semana, a partir das 15:00 de sexta-feira, devido à subida dos casos de covid-19 neste território.

Horas depois, o bastonário da Ordem dos Advogados (OA), Luís Menezes Leitão, considerou "claramente inconstitucionais" as medidas sanitárias anunciadas pelo Governo para a AML para conter a pandemia de covid-19.

"Não estando em vigor qualquer estado de emergência, não parece que o art. 19º, nº1, da Constituição permita qualquer suspensão dos direitos constitucionais, ainda mais através de um simples regulamento, como o são as referidas Resoluções do Conselho de Ministros", sustentou Luís Menezes Leitão.

Confrontado pela agência Lusa com esta posição do bastonário da Ordem dos Advogados, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, discordou em absoluto, afastando qualquer dúvida de constitucionalidade em relação à medida que saiu do último Conselho de Ministros.

"Os limites à circulação estão expressamente previstos na Lei de Bases da Proteção Civil como uma das medidas típicas da situação de calamidade. Tratando-se de uma medida prevista em lei aprovada pela Assembleia da República, não há qualquer inconstitucionalidade", advogou Tiago Antunes.

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares salientou ainda que em Portugal, "por diversas vezes", durante a pandemia da covid-19, "já houve limites à circulação entre concelhos fora da vigência do estado de emergência".

Para Tiago Antunes, em suma, "há base legal expressa" nesta medida do Governo que visa impedir que os contágios se espalhem rapidamente para outras zonas do país fora da AML, que apresenta atualmente uma elevada incidência de casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

"Não há qualquer inconstitucionalidade e não há novidade", acrescentou o membro do executivo.

09h50 - Espanha prolonga restrições para voos do Brasil e da África do Sul

O Governo espanhol prolongou até 06 de julho as restrições em vigor aos voos diretos provenientes do Brasil e da África do Sul, devido ao "impacto das variantes autóctones", que são "de particular preocupação".

09h48 - Rússia. Novos casos do vírus triplicaram em duas semanas em Moscovo

Rússia regista 17.262 novos casos no país e 453 vítimas mortais em 24 horas.

09h47 - Reino Unido regista 33.630 novos casos da variante Delta na última semana, para um total de 75.953 casos confirmados

09h31 - Baucau torna-se maior foco da doença em Timor-Leste, com maior número de novos casos

A segunda cidade timorense, Baucau, registou hoje o maior número de casos em Timor-Leste, com o município a ter atualmente a maior taxa de incidência no país, segundo os dados atualizados.

Em comunicado, o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) explica que nas últimas 24 horas se registaram 60 novos casos em Baucau, quase metade dos 139 testes realizados na região, com a taxa de incidência a subir para 12,6 casos por 100 mil pessoas na região.

Em Díli a taxa de incidência é atualmente de 11,5 casos por 100 mil pessoas e a nível nacional está atualmente nos 5 casos por 100 mil habitantes.

Nas últimas 24 horas registaram-se ainda 33 novos casos em Díli, três em Ermera e dois em Manufahi, para um total de 98 novas infeções em todo o país, mais uma que o total de casos recuperados (97).

09h26 - Responsável alemão de Saúde diz que a variante Delta do vírus vai eventualmente ser dominante no país, o mais tardar no outono

Atualmente, 6% dos casos registados no país são já da variante Delta.

09h24 - Hospitais em "prevenção" devido ao aumento de casos em Lisboa

09h23 - Reino Unido com 11 mil novos casos de infeção diários

09h00 - Proibição de circulação de e para a AML tem 18 exceções

A proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa entre as 15:00 de sexta-feira e as 06:00 de segunda-feira, tem 18 exceções, entre as quais "motivos de saúde ou por outros motivos de urgência imperiosa".

Segundo a resolução do Conselho de Ministros publicada esta noite, "é proibida a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa no período compreendido entre as 15:00 do dia 18 de junho e as 06:00 do dia 21 de junho".

Relativamente às exceções a esta proibição, o diploma remete para o artigo 11.º do decreto de 21 de novembro, salientando que "são aplicáveis com as necessárias adaptações".

O artigo 11.º estabelece 18 exceções à proibição de circulação, nomeadamente as deslocações para desempenho de funções profissionais ou equiparadas, atestadas por declaração da entidade empregadora ou declaração emitida pelo próprio, no caso de trabalhadores independentes ou empresários em nome individual.

Os profissionais de saúde que se desloquem no exercício das suas funções "ou por causa delas" não necessitam de declaração, bem como os trabalhadores de instituições de saúde e de apoio social, pessoal docente e não docente dos estabelecimentos escolares e agentes de proteção civil, das forças e serviços de segurança, militares, pessoal civil das Forças Armadas e inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Estão igualmente dispensados de apresentar declaração os titulares dos órgãos de soberania, dirigentes de partidos políticos representados na Assembleia da República, ministros de culto e pessoal das missões diplomáticas, consulares e das organizações internacionais localizadas em Portugal, "desde que relacionadas com o desempenho de funções oficiais".

Estão também autorizadas as deslocações de menores e seus acompanhantes para estabelecimentos escolares, creches e atividades de tempos livres, bem como as deslocações de estudantes para instituições de ensino superior ou outros estabelecimentos escolares e dos utentes e seus acompanhantes para Centros de Atividades Ocupacionais e Centros de Dia.

Serão ainda possíveis as deslocações para a frequência de formação e realização de provas e exames, bem como de inspeções, as deslocações para participação em atos processuais junto das entidades judiciárias ou em atos da competência de notários, advogados, solicitadores, conservadores e oficiais de registos, bem como para atendimento em serviços públicos, desde que munidos de um comprovativo do respetivo agendamento.

As deslocações necessárias para "saída do território nacional continental" é outra das exceções previstas à proibição de circulação de e para a AML no fim de semana, assim como as deslocações de cidadãos não residentes para locais de permanência comprovada.

Estão ainda autorizadas as deslocações por outras razões familiares imperativas, nomeadamente para o cumprimento de partilha de responsabilidades parentais e as deslocações para "retorno ao domicílio".

As restrições de circulação aplicam-se aos 18 municípios da AML: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

08h27 - Vice-presidente da Comissão Europeia para vacinação, em entrevista à RTP, diz que 14 de julho será a data em que a Europa pode alcançar a imunidade de grupo. Em entrevista à RTP Margaritis Schinas admite também que vai ser necessário dar uma terceira dose da vacina.

08h12 - PSP reforça policiamento em operação "Polícia Sempre Presente: Verão Seguro 2021"

A PSP vai reforçar até 30 de setembro o policiamento junto às zonas balneares, áreas residenciais, turísticas e comerciais e principais eixos rodoviários no âmbito da operação "Polícia Sempre Presente: Verão Seguro 2021", informou hoje aquela força policial.

Em comunicado, a PSP adianta que a operação "Polícia Sempre Presente: Verão Seguro 2021" vai decorrer na sua área de responsabilidade em Portugal Continental e na totalidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

"Apesar de ainda nos encontrarmos em contexto pandémico, é expectável que com a abertura da época balnear se verifique um maior afluxo de pessoas e viaturas às zonas balneares, bem como um maior tráfego nos principais eixos rodoviários e um maior número de utilizadores dos transportes públicos, especialmente os que servem as zonas balneares", refere a PSP.

08h08 - Cerca de 760 mil sul-coreanos que receberam a primeira dose da vacina das AstraZeneca vão receber um segunda dose da Pfizer devido a atrasos no fornecimento da AstraZeneca

08h07 - Moscovo proíbe ajuntamentos em locais com mais de 1000 pessoas

08h00 - Aulas acabam hoje apenas para alguns alunos mas há aprendizagens perdidas

O ano letivo termina hoje para os 9.º, 10.º e 11.º anos com "alunos e professores exaustos" e diretores a admitirem que a pandemia e o ensino remoto voltaram a impedir que todas as aprendizagens se realizassem.

Para cerca de 240 mil alunos hoje é dia de despedidas, depois de mais um ano afetado pela covid-19 que levou a que parte das aulas voltassem a ser frequentadas sem sair de casa, através de um ecrã.

"Tendo em conta os constrangimentos que uma pandemia provoca, não se pode dizer que o ano correu mal", defendeu o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), em declarações à Lusa.

Filinto Lima reconheceu, no entanto, que "as aprendizagens não se realizaram completamente", apesar de considerar que este ano foi "melhor que o anterior, com menos aprendizagens perdidas".

7h47 - Cinco mortos entre pessoas com vacinação completa

Em dois milhões de pessoas com esquema vacinal completo há mais de 14 dias, 1231 contraíram a infeção por SARS-CoV-2, 43 foram internadas e cinco morreram, mostram dados divulgados nas últimas horas pela Direção-Geral da Saúde.

Entre os 1231 casos de Covid-19 em pessoas já com a vacinação completa há mais de 14 dias, 26 foram internadas “com diagnóstico principal” de Covid-19 e 17 com “diagnóstico secundário”.

Quatro das cinco pessoas que morreram tinham 80 ou mais anos.

“Recordamos que a efetividade vacinal é muito elevada, mas não é de 100 por cento, pelo que se continuam a recomendar as conhecidas medidas de precaução”, enfatizou a DGS, adiantando que são aproximadamente dois milhões as pessoas com esquema vacinal completo há mais de 14 dias.

No total de infetados após vacinação completa, 37 por cento estavam na faixa etária dos 80 e mais anos e oito por cento dos 70 aos 79 anos, estando os restantes distribuídos nas outras faixas etárias.

Relativamente ao total de internados com diagnóstico principal de Covid-19 após vacinação completa, a DGS indicou que 77 por cento têm mais de 80 anos.

7h41 - EUA registam 11.336 casos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 317 mortes associadas à Covid-19 e 11.336 casos em 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

O país soma 33.507.963 infetados e 600.941 óbitos desde o início da pandemia.

7h23 - Bolsonaro diz que infeção é mais eficaz do que vacina

O Presidente brasileiro afirmou na quinta-feira que a infeção pelo novo coronavírus confere uma imunização mais eficaz do que a vacina e que "todos os que contraíram o vírus estão vacinados".

"Eu já me considero - eu não me considero não, eu estou - vacinado, entre aspas. Todos os que contraíram o vírus estão vacinados, até de forma mais eficaz do que a própria vacina. Então, quem contraiu o vírus, não se discute, esse está imunizado", afirmou Jair Bolsonaro na habitual transmissão em direto na rede social Facebook.

7h07 - Ponto de situação

A Área Metropolitana de Lisboa recua no desconfinamento aos fins de semana.

A partir das 15h00 desta sexta feira, é proibido entrar ou sair da região da grande Lisboa. A proibição mantém-se todo o fim de semana e só termina às 6h00 de segunda-feira.
Durante a semana, mantêm-se as regras atuais.
Exceções
Há exceções para a interdição de entrada e saída da Área Metropolitana de Lisboa: circulação por motivos de trabalho, atestados por declaração da entidade patronal, é uma delas.

O trabalhador por conta de outrem deve apresentar declaração da empresa e, no caso do trabalhador independente, uma declaração emitida pelo próprio.
Ficam isentos de apresentar declaração profissionais de saúde ou forças de segurança.

Há ainda outras duas exceções: compromissos familiares ou cumprimento de obrigações parentais.

O Presidente da República reagiu com prudência a estas decisões do Governo.

Inconstitucional?
O bastonário da Ordem dos Advogados, Menezes Leitão, considera a medida para a Área Metropolitana de Lisboa inconstitucional.

Em declarações à agência Lusa, o responsável explica que a medida só poderia ser tomada se estivesse em vigor o estado de emergência. Assim, considera que está em causa a suspensão de direitos e liberdades fundamentais.
Objetivo: acelerar a vacinação em Lisboa
A partir de segunda-feira, os sete centros de vacinação de Lisboa vão estar abertos mais uma hora por dia, num total de dez horas de funcionamento.

Na semana passada, foram administradas 39 mil doses.

Em julho, os centros passam a funcionar 14 horas por dia, incluindo aos fins de semana, o que pode significar uma média de 65 mil doses administradas por semana.

Pelo menos 12 mil migrantes ainda estão à espera da atribuição de número de utente do SNS, sem o qual não ó possivel fazer o autoagendamento. A autarquia anunciou que está a ser estudado um processo especial para essas comunidades.
Cenário de quarta vaga

Alguns especialistas consideram que Lisboa está a passar por uma quarta vaga da pandemia, que em poucas semanas irá alastar ao resto do país.
A variante indiana, mais transmissivel, tem já 92 casos identificados, a maioria na capital.
Norma da testagem atualizada
A Direção-Geral da Saúde atualizou a norma da testagem à Covid-19. Agora noutro contexto - em eventos organizados pelas empresas. Nestas situações, aplica-se a mesma regra dos eventos desportivos e culturais

A testagem deve ser feita quando se juntam mais de mil participantes ao ar livre ou 500 pessoas em espaços fechados.
O quadro em Portugal
A região de Lisboa e Vale do Tejo voltou a concentrar mais de metade dos casos de Covid-19 confirmados no último boletim epidemiológico, divulgado ao início da tarde de quinta-feira.

Moreram mais duas pessas e foram identificados 1233 novos casos de infeção em 24 horas.
O número de internamentos voltou a subir: nas enfermarias estão 364 doentes e nos cuidados intensivos mantêm-se 88.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 3.835.238 mortes, resultantes de mais de 176,9 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O responsável pelo portefólio da Saúde e Vacinação na Comissão Europeia reafirma que 14 de julho será a data em que a Europa pode alcançar a imunidade de grupo.
Em entrevista à RTP, Margaritis Schinas admite também que venha a ser necessária uma terceira dose da vacina.