Índia reporta mínimo histórico de infeções e 23 casos da variante Ómicron

por RTP
Francis Mascarenhas - Reuters

As autoridades de saúde da Índia registaram, até ao momento, 23 casos de infeção pela variante Ómicron do SARS-CoV-2. O número diário de infeções no país recuou para um mínimo histórico, desde maio de 2020.

A Índia registou, em 24 horas, 6.822 novos casos de Covid-19. É o valor mais reduzido dos últimos 18 meses, o que confirma a tendência decrescente. O país asiático reportou ainda 220 mortes no mesmo período, elevando para 473.757 o total de casos fatais desde o advento da pandemia.

Os atuais números contrastam com a situação vivida na segunda vaga da pandemia em território indiano, que atingiu o pico em maio, com mais de 400 mil novos casos e 4.500 mortes por dia.

Embora os casos estejam a recuar, o país detetou, até agora, 23 infeções com a variante Ómicron, segundo noticiou o jornal Indian Express.

As autoridades indianas decidiram entretanto aplicar controlos aéreos mais rigorosos. Foi mesmo cancelado o reinício das operações de voos internacionais, que estava previsto para 15 de dezembro.
Dados da vacinação


A Índia, país de origem da variante Delta, administrou já 1,287 milhões de vacinas. Cerca de oito milhões de doses foram aplicadas desde segunda-feira.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, veio congratular-se com o facto de 50 por cento da população elegível ter completado o esquema de vacinação.

"O programa de vacinação da Índia atingiu outro marco importante. É importante manter esta dinâmica para reforçar a luta contra a Covid-19", afirmou.

A Índia é o segundo país do mundo com mais casos de Covid-19, a seguir aos Estados Unidos, somando mais de 34,6 milhões de infeções desde o início da pandemia, de acordo com a universidade norte-americana Johns Hopkins.

A pandemia fez pelo menos 5.253.726 mortos, entre mais de 265,13 milhões infeções, segundo o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

c/ agências

Tópicos
pub